Um exemplo de implantação de uma rede regional: a européia de informação-EURONET

Autores

  • Nathalie Dusoulier IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v5i1%20e%202.77

Resumo

A EURONET é o resultado de uma decisão da Comunidade Européia a fim de promover a cooperação para o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas. Criada segundo métodos mais modernos visa atingir a todos os que necessitam de informação. Baseia-se essencialmente na idéia prática de que os sistemas atuais devem ser a base de uma rede em vias de realização. Uma das principais atividades, no estudo da concepção da rede, foi um levantamento para prever as solicitações prováveis de serviços "on-line "para ICT, concluindo sé que se pode esperar para 1980, 960.000 solicitações de serviços "on-line". Quando a política de tarifação a EURONET deverá levar em consideração a localização geográfica e a categoria dos usuários, e, a propriedade dos bancos de dados. Uma de suas características é a de fornecer serviços numa base multilingue o que implica em estudos de problemas lingüísticos.

Abstract

The EURONET is the result of a decision of the European Community to promote the cooperation to the exchange of technological and scientific information. It intends to reach all information users. One of the main activities concerning the network design was a survey of probable increasing demands of on-line services in technological and scientific information. For 1980 it is expected 960.000 demands and, for 1985, 2.350.000 demands of on-line services. As to tax policy, the EURONET should take into consideration the geographical location of the users, the type of users and the property of the data banks. One of its characteristics is to provide services in a multilingual basis which implies linguistic studies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Nathalie Dusoulier, IBICT

Directeur Adjoint du Centre de Documentation Centre National de la Recherche Scientifique Paris, França

Downloads

Como citar

Dusoulier, N. (1976). Um exemplo de implantação de uma rede regional: a européia de informação-EURONET. Ciência Da Informação, 5(1 e 2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v5i1 e 2.77

Edição

Seção

Artigos