Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação

Autores

  • Ricardo Rodrigues Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v27i1.819

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ciência da informação, Formação profissional, Novas tecnologias

Resumo

O artigo analisa a área de biblioteconomia/ciência da informação em termos dos desafios e oportunidades atuais para os profissionais e para os programas de formação profissional. As desvantagens da denominação tradicional da profissão, usualmente associada à biblioteca e ao livro, são abordadas. Soluções adotadas por escolas, departamentos e entidades profissionais, especialmente na América do Norte e na Grã-Bretanha, são relatadas. Aponta oportunidades para profissionais de informação possuidores de habilidades diversificadas. Apresenta modelos que retratam a importação e exportação de conhecimento entre a biblioteconomia/ ciência da informação e outras áreas. Defende a necessidade de se promover a aplicação do conhecimento específico da área de biblioteconomia/ciência da informação em contextos e ambientes informacionais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ricardo Rodrigues Barbosa

Graduado em psicologia pela PUC/MG. Realizou curso de especialização em administração no Centro de Desenvolvimento em Administração da Fundação João Pinheiro. Mestre em administração de empresas (master of business administration) e doutor em administração (PhD) pela Graduate School of Business da Columbia University (USA). No período 1996/1997, realizou programa de pós-doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto.

Downloads

Como citar

Barbosa, R. R. (1998). Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação. Ciência Da Informação, 27(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v27i1.819

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.