Informação estatística: política, regulação, coordenação

Autores

  • Nelson de Castro Senra Universidade Santa Úrsula.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.842

Palavras-chave:

Política de informação, Informação estatística, Demanda da dimensão sociopolitica, Oferta técnico-científica

Resumo

Tendo como foco a informação estatística, procura-se destacar as polêmicas que vicejam no entorno de suas dimensões sociopolíticas, que define a demanda, e técnico-científica, que define a oferta, fazendo-o através de uma evolução histórica. Procura-se mostrar que a definição e a harmonia entre ambas, a demanda e a oferta da informação estatística, não passa pelo livre jogo das forças de mercado, locus natural da espontânea coordenação econômica, de modo que se faz vital haver uma coordenação especializada, apropriada e adequadamente institucionalizada em alguma esfera oficial de governo (em se tratando de um bem que se quer público). Assim, a algum agente público caberá o exercício dessa coordenação institucional, fazendo-o nos limites do mandato que se queira ou se possa atribuir-lhe, dessa forma praticando-se uma cuidadosa regulação de todo o processo, cognitivo e social, a partir dos princípios integrantes de uma política de informação. Dessa forma, associa-se a política de informação, como parece correto, ao equacionar das polêmicas que impedem ou dificultam um certo bem (no caso a informação estatística) de se tornar público, fazendo-o no contexto de alguma agência de poder (no caso uma coordenação especializada), assentando-se um conjunto de seis pilares (utilidade, pertinência, validade, visibilidade, continuidade, integridade), capazes de a substanciar e a sustentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Nelson de Castro Senra, Universidade Santa Úrsula.

Doutor em ciência da informação (UFRJ/ECO e CNPq/IBICT) e mestre em economia (FGV/EPGE). Pesquisador e professor no IBGE e professor na Universidade Santa Úrsula.

Downloads

Publicado

19/08/2013

Como citar

Senra, N. de C. (2013). Informação estatística: política, regulação, coordenação. Ciência Da Informação, 28(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.842

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)