Informação, trabalho e tempo livre: políticas de informação para o século XXI

Autores

  • Icléia Thiesen Magalhães Costa Unirio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.843

Palavras-chave:

Políticas de informação, trabalho, Tempo livre

Resumo

Discussão e problematização das ações de informação no contexto da chamada sociedade global, que põe em cena dilemas, conflitos e paradoxos, sacudindo as cidades, redesenhando a geografia do mundo e desvelando aos nossos olhos a exacerbação da intolerância materializada em guerras civis e étnicas. Diante do processo mais amplo de desindustrialização, das novas modalidades de trabalho, precário e irregular, alguns desafios se impõem: como desenhar e direcionar políticas de informação que venham a dar conta de uma imensa massa de excluídos, desempregados, exilados, marginalizados? No plano coletivo, existiriam agenciamentos que viessem a dar conta das novas subjetividades coletivas e das múltiplas identidades em jogo? Diante desse globalismo, é preciso problematizar outros valores e colocar em pauta novas formas de cidadania. A nova revolução deverá ser ética e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Icléia Thiesen Magalhães Costa, Unirio

Museóloga (M.H.N. 1972) e bibliotecária (USU 1980), mestre e doutora em Ciência da Informação (IBICT/DEP, 1992 e 1997, respectivamente). Pesquisadora aposentada do IBGE (1997); professora adjunta da Unirio; Diretora da Escola de Biblioteconomia (Unirio).

Downloads

Publicado

19/08/2013

Como citar

Costa, I. T. M. (2013). Informação, trabalho e tempo livre: políticas de informação para o século XXI. Ciência Da Informação, 28(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.843

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.