A oferta e a demanda da informação: condições técnicas, econômicas e políticas

Autores

  • Aldo de Albuquerque Barreto IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.847

Palavras-chave:

Viabilidade dos produtos e serviços de informação, Fenômeno da informação, Percepção do conteúdo semântico, Consciência individual, Função estética do fenômeno da informação

Resumo

Uma análise da eficiência econômica e da viabilidade dos produtos e serviços de informação nos orienta a uma reflexão de apreciação na manifestação do fenômeno da informação, aqui entendido como a sensibilidade na percepção do conteúdo semântico dos produtos de informação pelos sentidos e pela consciência. A essência deste fenômeno, raro e sempre surpreendente, mostra-se pela transformação de estruturas simbólicas, em realizações de uma consciência individual ou coletiva. Fica estabelecida também uma relação entre informação e conhecimento, esta se realizando, somente se a informação for percebida e aceita como tal, colocando o indivíduo sensível em um estágio melhor, consciente consigo mesmo e dentro do mundo onde se realiza a sua odisséia individual. Fica estabelecida ainda a função estética do fenômeno da informação que é a sensibilidade para apreender a informação; sensibilidade que tenuamente precede a percepção.

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Biografia do autor

Aldo de Albuquerque Barreto, IBICT

Pesquisador Titular do DEP-IBICT-CNPq-MCT

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Publicado

19/08/2013

Como citar

Barreto, A. de A. (2013). A oferta e a demanda da informação: condições técnicas, econômicas e políticas. Ciência Da Informação, 28(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.847

Edição

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