Um instrumento de macropolítica de informação. Concepção de um sistema de inteligência de negócios para gestão de investimentos de engenharia

Autores

  • Ana Valéria Medeiros Wanderley Petrobrás

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.849

Palavras-chave:

Inteligência de negócios, Inteligência competitiva, Inteligência empresarial, Gestão de investimentos de engenharia

Resumo

Em uma economia cada vez mais globalizada, a obtenção de informação sobre o mercado no qual uma empresa atua e sobre as estratégias mercadológicas de seus concorrentes é condição fundamental para a obtenção de vantagem competitiva. Inteligência de negócios é uma disciplina que surge a partir desta necessidade permitindo a monitoração permanente do ambiente de atuação da empresa, mediante coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, parceiros, fornecedores e demais atores, visando à diminuição de riscos na tomada de decisão, a partir do desenvolvimento de uma base de conhecimento sobre o negócio. Este trabalho apresenta uma concepção para um sistema de inteligência de negócios para a atividade de gestão de investimentos de engenharia na indústria de petróleo.

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Biografia do autor

Ana Valéria Medeiros Wanderley, Petrobrás

Engenheira da Petrobrás. Pós-Graduação em Inteligência Competitiva pela UFRJ. DEA em Information Scientifique et Technique pela Université Aix-Marseille - Centre de Recherches Retrospective de Marseille - CRRM Marselha-França.

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Publicado

19/08/2013

Como citar

Wanderley, A. V. M. (2013). Um instrumento de macropolítica de informação. Concepção de um sistema de inteligência de negócios para gestão de investimentos de engenharia. Ciência Da Informação, 28(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.849

Edição

Seção

Artigos