Fontes de informação financeira no Brasil

Autores

  • Terezinha de Fátima Carvalho de Souza
  • Mônica Erichsen Nassif Borges

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i1.858

Palavras-chave:

Informação para negócios, Informação financeira, Fontes de informação

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as fontes de informação financeira produzidas no Brasil e analisar a qualidade da informação nelas disponibilizadas, com vistas a subsidiar a organização da área de informação para negócios no Brasil, por meio da caracterização da informação financeira, identificação e avaliação das fontes de informação financeira produzidas no Brasil, a partir do nível de valor agregado da informação nelas disponibilizadas. Foram analisadas 33 instituições em suas home pages na Internet, onde se buscou identificar suas missões e/ou objetivos, as informações financeiras e as publicações por elas produzidas. Foram avaliados 37 periódicos selecionados nas bibliotecas de quatro instituições, tendo como base um modelo de avaliação desenvolvido a partir do Modelo de Taylor. Verificou-se que as instituições são muito importantes como produtoras de informação financeira, responsáveis pela edição de significativo número de periódicos. Quanto aos periódicos, foi possível observar haver uma preocupação em se produzir fontes com informações adequadamente organizadas, sem ter sido contudo, observada homogeneidade no tratamento das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Terezinha de Fátima Carvalho de Souza

Mestre em ciência da informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Biblioteconomia da UFMG.

Mônica Erichsen Nassif Borges

Professora da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Mestre em ciência da informação. Especialista em gerência de recursos de informação para a indústria. Coordenadora do Núcleo Especializado em Capacitação de Pessoal em Informação Tecnológica Industrial da Escola de Biblioteconomia da UFMG.

Downloads

Publicado

16/08/2013

Como citar

Souza, T. de F. C. de, & Borges, M. E. N. (2013). Fontes de informação financeira no Brasil. Ciência Da Informação, 28(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i1.858

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.