A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção

Autores

  • Ercilia Severina Mendonça Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Lingüistica, Ciência da informação, Linguagem documentária.

Resumo

A temática da lingüistica e da ciência da informação na atualidade reúne alguns dos principais problemas do campo da informação, responsável pelo tratamento e transmissão deste conhecimento. Partindo-se de uma pesquisa em artigos de periódicos científicos da área, este estudo destaca sete pontos em que ocorre a interseção lingüistica e ciência da informação na tentativa de analisar cada um dentro da perspectiva exposta. Os pontos destacados foram os seguintes: o teórico; o quantitativo, pela visão bibliométrica; o temático, pela representação da informação; o aplicativo, pelos métodos diversos: o ensino, pelas relações curriculares; o tecnológico, pela teoria de sistemas; e normativo, pelas classificações bibliográficas. Procurou-se, com esta linha, colocar de maneira objetiva os pontos que mais suscitam a preocupação dos teóricos em relação ao tema pesquisado. Uma das grandes problemáticas reveladas na pesquisa foi a construção de conceitos e a repsesentação da informação. Esta constatação perpassa pela terminologia e pela análise documentária, que serão as áreas mais estudadas na década que se inicia.

Biografia do autor

Ercilia Severina Mendonça, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Bibliotecária da Divisão de Processamento Técnico da Diretoria de Bibliotecas do Departamento Geral de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Aluna do Curso de Especialização em Formação de Docentes Universitários da Escola de Educação da Universidade do Rio de Janeiro - Unirio.

Downloads

Como citar

Mendonça, E. S. (2000). A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção. Ciência Da Informação, 29(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/873

Edição

Seção

Artigos