A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção

Ercilia Severina Mendonça

Resumo


A temática da lingüistica e da ciência da informação na atualidade reúne alguns dos principais problemas do campo da informação, responsável pelo tratamento e transmissão deste conhecimento. Partindo-se de uma pesquisa em artigos de periódicos científicos da área, este estudo destaca sete pontos em que ocorre a interseção lingüistica e ciência da informação na tentativa de analisar cada um dentro da perspectiva exposta. Os pontos destacados foram os seguintes: o teórico; o quantitativo, pela visão bibliométrica; o temático, pela representação da informação; o aplicativo, pelos métodos diversos: o ensino, pelas relações curriculares; o tecnológico, pela teoria de sistemas; e normativo, pelas classificações bibliográficas. Procurou-se, com esta linha, colocar de maneira objetiva os pontos que mais suscitam a preocupação dos teóricos em relação ao tema pesquisado. Uma das grandes problemáticas reveladas na pesquisa foi a construção de conceitos e a repsesentação da informação. Esta constatação perpassa pela terminologia e pela análise documentária, que serão as áreas mais estudadas na década que se inicia.

Palavras-chave


Lingüistica; Ciência da informação; Linguagem documentária.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Ercilia Severina Mendonça

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.