A sociedade da informação e a infoexclusão

Autores

  • Rodrigo Baggio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i2.883

Palavras-chave:

Cidadania, Infoexclusão, Apartheid digital, Alfabetização digital, Inclusão social, Democratização da informática

Resumo

Em plena Era da informação, é fundamental que se democratizem as ferramentas tecnológicas, um dos principais requisitos do novo mercado de trabalho, para que os novos recursos de comunicação e tecnologia não se transformem em um fator de aprofundamento de exclusão social. O Comitê para Democratização da Informática luta contra esse apartheid digital, desde que, há 5 anos, começou a promover a troca de idéias entre moradores de comunidades carentes no Rio de Janeiro e a arrecadação de computadores para realizar essa empreitada. Assim nasceu a primeira Escola de Informática e Cidadania (EIC) no morro Santa Marta. Hoje, já com o status de ONG, o CDI implanta seu modelo em várias comunidades do Brasil e do mundo, sempre replicando sua metodologia de estimular as EICs a buscar a sustentabilidade, além de dar apoio pedagógico, material e de manutenção. Para realizar essa missão, o comitê conta com a colaboração financeira de diversos parceiros dos setores privado e público, um esforço que já produziu histórias de sucesso para muitas pessoas, cujas vidas foram diretamente beneficiadas pela informática e seus recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rodrigo Baggio

Autodidata e empreendedor social, fundador e diretor executivo do Comitê para Democratização da Informática. Idealizou há alguns anos um projeto em que as pessoas de menor poder aquisitivo discutiam sua realidade e buscavam soluções a partir de tecnologias de informação. Iniciou uma campanha junto a empresas de computadores para criar escolas de informática em favelas. Após uma palestra em Seatlle, Estados Unidos, conseguiu o apoio do pai de Bill Gates. Um dos seus lemas define suas idéias inovadoras: É preciso diminuir o apartheid digital.

Downloads

Como citar

Baggio, R. (2000). A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência Da Informação, 29(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i2.883

Edição

Seção

Artigos