Working in a digital world; new leadership practices for the development of a digital library workforce

Johann Van Reenen

Resumo


Os progressos da biblioteca digital são parte de um movimento global em muitos setores da sociedade rumo ao trabalho virtual e serviços eletrônicos disponibilizados pelos avanços da tecnologia da informação. Este ambiente requer novas atitudes e habilidades na força de trabalho e, por isso, líderes que compreendam as mudanças por que passa a economia da informação e como tratar e desenvolver tal força de trabalho. Este artigo explora métodos para desenvolver os recursos humanos e estimular a criatividade para capitalizar o imenso potencial das bibliotecas digitais no sentido de educar e fortalecer a mudança social. Há uma falta de trabalhadores tecnicamente habilitados e, acima de tudo, de inovadores. Retenção e recrutamento são um dos maiores obstáculos ao avanço dos serviços da biblioteca digital e aos produtos de informação.

Palavras-chave


Biblioteca digital; Intercâmbio de informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Johann Van Reenen

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.