Introdução às linguagens de marcas

Autores

  • Marcello Peixoto Bax

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i1.936

Palavras-chave:

Markup languages, Linguagens de marcas, Internet, HTML, XML, SGML

Resumo

Apresenta-se o paradigma de gerenciamento da informação que surgiu com o padrão das linguagens ditas “de marcação” (ou markup languages). Faz-se uma rápida introdução à linguagem SGML, e analisam-se as características e os diferenciais que estão por trás do sucesso da linguagem XML, que promete uma revolução na Web. Mostram-se quais são as bases conceituais de uma nova geração de aplicações das áreas da Informação e da tecnologia da informação que democratizarão ainda mais o acesso à informação organizada na Internet. Aborda-se a evolução das pesquisas em direção à chamada Web Semântica, com o desenvolvimento de ontologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marcello Peixoto Bax

Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Como citar

Bax, M. P. (2001). Introdução às linguagens de marcas. Ciência Da Informação, 30(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i1.936

Edição

Seção

Artigos