Informação e competitividade:a contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais

Autores

  • Sergio Luis da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.969

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Informação e competitividade, Processos organizacionais.

Resumo

No âmbito das organizações empresariais, este artigo se propõe a discutir a visualização da gestão do conhecimento na organização em três níveis diferentes, mas fortemente inter-relacionados: o estratégico, o tático e o operacional. O primeiro nível trata da ligação entre competitividade da empresa e o trabalho com os conhecimentos para a criação de competências organizacionais. O segundo nível destaca a importância de se considerar a gestão de conhecimentos na organização como sendo parte relevante de seus processos de negócio e não somente de suas áreas departamentais. E finalmente, em um terceiro nível, está o lado operacional da gestão do conhecimento ligado à aprendizagem, aos formatos que o conhecimento assume e ao papel desempenhado pela tecnologia da informação. Este artigo, baseado principalmente em um estudo diversificado de várias referências bibliográficas, procura trazer algumas contribuições iniciais para esta discussão.

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Biografia do autor

Sergio Luis da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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Como citar

Silva, S. L. da. (2002). Informação e competitividade:a contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais. Ciência Da Informação, 31(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.969

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