Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual

Autores

  • Yara Rezende Natura Cosméticos S/A

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i1.979

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capital intelectual, Informação para negócios, Sistemas de informação para negócios, Agentes do conhecimento

Resumo

A evolução das características e as necessidades dos diferentes usuários de informação em empresas vêm determinando, ao longo do tempo, não apenas a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também uma constante adaptação do perfil de formação acadêmica e de atuação dos profissionais da informação. Ao primeiro e tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa, seguiram-se os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os sistemas de inteligência competitiva e, atualmente, os programas de gestão do conhecimento. O reconhecimento da importância estratégica da administração do conhecimento e do capital intelectual das empresas configura-se como a mais recente fase de evolução na gestão da informação. Os diferentes modelos de sistemas de informação para empresas já surgidos, apesar de distintos, não se excluem e convivem, ainda que parcela significativa dos profissionais da informação não venha acompanhando e se adaptando a essa evolução e esteja perdendo espaço de atuação para profissionais de outras áreas.

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Biografia do autor

Yara Rezende, Natura Cosméticos S/A

Supervisora de Informações da Natura Cosméticos S.A. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela USP/ECA

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Como citar

Rezende, Y. (2002). Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência Da Informação, 31(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i1.979

Edição

Seção

Comunicações