Sociedade da Informação no Brasil e em Portugal: um panorama dos livros verdes

Georgete Medleg Rodrigues, Patrícia Simas de Andrade, João Batista Simão

Resumo


Apresentaram-se, neste trabalho, as ações e esforços do Brasil e de Portugal para a construção de uma sociedade da informação. Mediante um estudo do Livro Verde do Brasil e de Portugal foi possível comparar as ações dos dois países na delineação das estratégias para implantação da sociedade da informação e também as dificuldades enfrentadas.
O Índice da Sociedade da Informação (ISI) é usado para avaliar a capacidade das nações em acessar e absorver informações e tecnologia de informações. É possível concluir que Portugal tem mais chances de ser bem-sucedido em suas políticas em virtude do apoio financeiro concedido pela União Européia e da sua infra-estrutura razoável de telecomunicações, bem como da facilidade para administrar um país pequeno com uma população de aproximadamente 10 milhões de cidadãos.

Palavras-chave


Sociedade da informação; Índice da sociedade da informação (ISI); Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Livro Verde - Brasil; Livro Verde - Portugal.

Texto completo:

HTML PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2004 Georgete Medleg Rodrigues, Patrícia Simas de Andrade, João Batista Simão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.