Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia

Sonia Nascimento de Paula, José Oscar Fontanini de Carvalho

Resumo


Resumo

 A pesquisa tem como objetivo propor uma disciplina que ajude na formação do bibliotecário no atendimento da pessoa com deficiência em bibliotecas universitárias. Temas abordados: o acesso à informação; aspectos históricos da acessibilidade; legislação e a pessoa com deficiência; atribuições dos bibliotecários nos serviços prestados à comunidade universitária. Foram analisados dois programas de acessibilidade em bibliotecas universitárias brasileiras: Programa de Acessibilidade da PUC-Campinas (ProAces); Laboratório de Acessibilidade da Unicamp (LAB), por serem referência na literatura da  área, servindo de base para a proposta da disciplina.  A análise revelou barreiras e soluções encontradas para facilitar o acesso à informação do aluno com deficiência. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, valendo-se da pesquisa bibliográfi ca e observações em bibliotecas acessíveis.

 Palavras-chave

 Acessibilidade. Inclusão digital. Alunos com deficiência. Currículo de cursos de graduação em biblioteconomia.

 Information accessibility: proposal in a discipline for librarian undergraduate courses

 Abstract

 The objective of this article is to propose accessibility to information as a discipline for helping librarians to render services to disabled people in university libraries. The main topics are access to information; historical aspects of accessibility; legislation on disabled people; and attributions of librarians rendering services to the university community. Two programs about accessibility to Brazilian universities were analyzed: Program of Accessibility of PUC-Campinas (ProAces) and Laboratory of Accessbility of Unicamp (LAB). These programs are a reference in literature of this area and are used as a basis for proposing this discipline. Barriers were found and solutions presented for making the access to information easier for disabled people. An exploratory and descriptive analysis based mainly on bibliographic research and visits to accessible libraries.

 Keywords

 Accessibility. Digital inclusion. Students with disabilities. Curriculum of graduation courses in library science.


Palavras-chave


Acessibilidade; Inclusão digital; Alunos com deficiência; Currículo de cursos de graduação em Biblioteconomia.

Texto completo:

PDF