v. 39, n. 1 (2010)


Capa da revista

Publicada novembro 2010

Nota explicativa da CapaAs capas da revista Ciência da Informação, em seu volume 39 números 1 a 3 de 2010, representam simbolicamente geração, tratamento, organização e disseminação da informação, por meio da analogia entre as redes neurais humanas e artificiais.

O ciclo da informação ─ geração, comunicação e uso, reflete-se na sequência das ilustrações: o cérebro, o sistema nervoso central e o sistema nervoso como um todo. O cérebro na primeira capa, simboliza a geração da informação. O sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, coordena o processamento e a disseminação da informação para todo o corpo através das estradas neurais, tal como ocorre no processo de comunicação da informação, objeto da 2ª capa. A terceira capa , ilustra o sistema nervoso central, e o periférico, composto pelas vias nervosas que são os elos de comunicação da informação com o sistema nervoso central.

Completa-se, assim, o 1º fluxo da informação para dar início a outros, de forma subsequente e infinita. Fica pois, esta obra, composta de analogias e realidades, a colaborar com a revista Ciência da Informação para a disseminação da informação em ciência e tecnologia.

Rodrigo Azevedo Moreira