O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: 90 anos de um organismo em evolução

Autores

  • Wellington Marçal de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anália das Graças Gandini Pontelo
  • Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i2.4105

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Científicas, Apoio à Pesquisa Científica, Inovação, Biblioteconomia para Pesquisa

Resumo

A explosão informacional e as transformações ocorridas devido à expansão tecnológica vêm impactando no cotidiano das bibliotecas universitárias. A desintermediação no processo de acesso à informação colocou a relevância das bibliotecas universitárias em risco. Os usuários começaram a ser mais críticos quanto à necessidade de ir ou não à biblioteca, afinal, a evolução dos serviços e sistemas de informação possibilitou o acesso à informação científica sem a mediação do bibliotecário. Entretanto, muitos pesquisadores e estudantes de pós-graduação não conhecem efetivamente as potencialidades da biblioteca universitária como coprodutoras de conhecimento científico. Neste artigo apresenta-se como o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem se empenhado para ocupar um espaço mais central no suporte ao processo de produção e comunicação da ciência e na dinâmica do ensino-aprendizagem da sua comunidade. Ao longo da sua história de 90 anos, mesmo com a manutenção dos papéis essenciais e tradicionais, este Sistema reconhece a multiplicação de suas funções, participa dos impactos trazidos pelas novas tecnologias e apropria-se das funções educativas com o intuito de acompanhar o novo perfil ambicionado para as bibliotecas universitárias e seus usuários na contemporaneidade. Nesse sentido, através de várias administrações têm sido realizadas ações e projetos para inovar produtos e serviços, reafirmando a vivacidade das bibliotecas da UFMG, notadamente manifesta em sua vertente enquanto elemento substancial ao processo de construção do saber científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Wellington Marçal de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUCMinas) Belo Horizonte- MG - Brasil. Diretor da Biblioteca Universitária / Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte - Brasil.

Anália das Graças Gandini Pontelo

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes – (FNH) - Belo Horizonte - MG - Brasil. Vice-Diretora da Biblioteca Universitária / Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte - Brasil.

Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG) - Belo Horizonte - MG - Brasil. Bibliotecária do Setor de Apoio ao Portal de Periódicos da CAPES – Biblioteca Universitária / Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte - Brasil.

Downloads

Publicado

06/06/2018

Como citar

Carvalho, W. M. de, Pontelo, A. das G. G., & Gomes, G. M. R. (2018). O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: 90 anos de um organismo em evolução. Ciência Da Informação, 46(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i2.4105

Edição

Seção

Bibliotecas universitárias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.