A semiótica e o design da informação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4155

Palavras-chave:

Ciência da informação, Design da informação, Objetos de aprendizagem, Semiótica, Tecnologias educacionais

Resumo

Os objetos de aprendizagem estão sendo cada vez mais utilizados para subsidiar atividades de ensino em cursos presenciais e a distância. São importantes para o contexto educacional, pois possibilitam a elaboração de novas estratégias pedagógicas, facilitam a disseminação de conhecimento, ampliam a abrangência da educação on-line e são essenciais para a preservação e socialização da informação. Porém, para que isto ocorra, é necessário que eles sejam desenvolvidos de forma padronizada, que possuam uma interface de interação com o usuário eficiente, que sejam compreensíveis e que possam ser recuperados de modo ágil e fácil. Tais aspectos podem ser mais bem alcançados com a convergência de duas áreas importantes: a semiótica e o design da informação. A primeira tem como foco subsidiar o processo de significação (geração de sentido) dos materiais desenvolvidos. Já a segunda, por sua vez, busca definir premissas para estruturar e organizar a informação, com a finalidade de otimizar o processo de aquisição de conhecimento pelo usuário. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, tendo como base a semiótica e as diretrizes do design da informação. Para isso, adotou-se pesquisa exploratória e bibliográfica, baseada em autores relevantes das áreas da educação e da ciência da informação. Como principais resultados, disponibilizaram-se diretrizes que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos objetos de aprendizagem e, consequentemente, facilitar o seu processo de desenvolvimento e incentivar a sua utilização.

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Biografia do autor

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP - Brasil.

Marcia Cristina dos Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)/ Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP – Brasil, com período sanduíche em Universidade de Coimbra (UC) – Portugal. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá, PR - Brasil. Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Jacarezinho, PR - Brasil.

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Publicado

03/05/2019

Como citar

Ferneda, E., & Reis, M. C. dos. (2019). A semiótica e o design da informação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Ciência Da Informação, 48(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4155

Edição

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Artigos