Portais de Periódicos Científicos e o acesso livre ao conhecimento: uma investigação com base no conteúdo dos portais

Autores

  • Jorge Santa Anna universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4931

Palavras-chave:

Portais de periódicos, Acesso livre ao conhecimento, Conteúdo dos portais de periódicos.

Resumo

Este artigo apresenta o conteúdo dos portais de periódicos e as relações desse conteúdo com o desenvolvimento institucional e científico, especificamente no que tange ao movimento de acesso livre ao conhecimento. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, de abordagem mista, recorrendo à revisão de literatura (realizada em artigos sobre o assunto) e à pesquisa documental (consulta aos websites dos periódicos das universidades federais de Minas Gerais). Os resultados indicaram disparidade entre os portais, alguns contemplando número pequeno de periódicos, e outros com número mais elevado. Além disso, inferiu-se que esses ambientes de informação são adeptos do movimento ao acesso aberto, uma vez que os periódicos inseridos possibilitam o acesso ao texto integral dos trabalhos publicados, sem quaisquer tipos de restrição.

Palavras-chave: Portais de periódicos. Acesso livre ao conhecimento. Conteúdo dos portais de periódicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Santa Anna, universidade Federal do Espírito Santo


Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento. Professor de disciplinas do Curso de Biblioteconomia e Metodologia do Trabalho Científico.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Santa Anna, J. (2020). Portais de Periódicos Científicos e o acesso livre ao conhecimento: uma investigação com base no conteúdo dos portais. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4931