Medição da informação científica na Web 2.0: explorando as possibilidades e limitações da plataforma Altmetric

exploring Altmetric's platafform possibilities and limitations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5657

Palavras-chave:

Estudos métricos da Informação, Mídias Sociais, Web social, Ferramentas altmétricas, Altmetria

Resumo

Com a evolução da Internet surgem novas formas de criação e compartilhamento de conhecimentos colaborativamente, culminando na Web 2.0 (Web social). Os produtos resultantes das atividades acadêmicas e científicas também passaram a circular nas mídias, despertando o interesse de pesquisadores na medição e no estudo das ações e interações relacionadas a tais atividades, surgindo a altmetria. Desde então, tecnologias, ferramentas e plataformas têm sido criadas para mensurar esses fenômenos, sendo, atualmente, a principal plataforma de coleta de dados altmétricos, a Altmetric, da empresa Digital Science. A presente pesquisa tem o objetivo explorar as possibilidades, limitações e características estruturais da Altmetric como fonte de dados e de indicadores altmétricos. A plataforma é analisada de maneira exploratória e experimental, a partir de dados da coleção SciELO e de entrevista com a diretora de relações de pesquisa da Altmetric, Stacy Konkiel. Como resultados, foram apresentadas e discutidas diversas possibilidades, limitações e características relacionadas aos fundamentos conceituais e à produção dos indicadores da plataforma, assim como os tipos de fontes/dados rastreados; amplitude de cobertura; cálculo do Altmetric score; popularidade e cobertura das mídias; possibilidades de estudo de correlações entre citações e menções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Janinne Barcelos de Morais Silva, UnB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – GO - Brasil. Assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) – Brasília, DF – Brasil.

João de Melo Maricato

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.

Diego José Macêdo

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil. Tecnologista do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil.

Referências

ADIE, E.; ROE, W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned Publishing, v. 26, n. 1, p. 11-17, Jan. 2013.
AHMED, Wasim. Using Twitter as a data source: an overview of social media research tools (updated for 2017). LSE Impact Blog. Londres, 08 de maio de 2017. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2017/05/08/using-twitter-as-a-data-source-an-overview-of-social-media-research-tools-updated-for-2017/. Acesso em: 25 nov. 2019.
ALPERIN, J. P. Ask not what Altmetrics can do for you, but what altmetrics can do for developing countries. 2013. Disponível em: http://www.asis.org/Bulletin/Apr13/AprMay13_Alperin.html. Acesso em: 30 out. 2017.
ALTMETRIC (Inglaterra). About our data. 2019. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-our-data/. Acesso em: 02 dez. 2019.
BARROS, M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, 2015.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura).
COSTAS, Rodrigo; ZAHEDI, Zohreh; WOUTERS, Paul. Do “altmetrics” correlate with citations? Extensive comparison of altmetric indicators with citations from a multidisciplinary perspective. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 10, p. 2003-2019, 2015.
ROBINSON-GARCIA, Nicolás; TORRES-SALINAS, Daniel; ZAHEDI, Zohreh; COSTAS, Rodrigo. New data, new possibilities: exploring the insides of Altmetric.com. El profesional de la información, v. 23, n.4, p. 359-366. 2014. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1408.0135. Acesso em: 15 nov. 2019.
FAIRCLOUGH, Ruth; THELWALL, Mike. National research impact indicators from Mendeley readers. Journal of Informetrics, v. 9, n. 4, p. 845-859, 2015.
HAUSTEIN, S. Multidimensional journal evaluation: analyzing scientific periodicals beyond the impact factor. Berlim: De Gruyter/Saur, 2012 Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=MH1N4ottpdMC. Acesso em: 22 nov 2019.
HUGHES, David John; ROWE, Moss; BATEY, Mark; et al. A tale of two sites: Twitter vs. Facebook and the personality predictors of social media usage. Computers in Human Behavior, v. 28, n. 2, p. 561–569, 2012. Disponível em: http://opus.bath.ac.uk/28062/ . Acesso em: 22 out. 2019.
HUANG, W.; WANG, P.; WU, Q. A correlation comparison between Altmetric Attention Scores and citations for six PLOS journals. PLoS ONE, v. 13, n. 4, 2018. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0194962. Acesso em: 02 dez. 2019.
KONKIEL, S (no prelo). A altmetria na Altmetric: uma entrevista com Stacy Konkiel. [Entrevista concedida a] Janinne Barcelos, Diego José Macedo, João de Melo Maricato. RICI, Brasília, 2019.
LEMOS, André. Cibercultura, Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LEWENSTEIN, B. Models of Public Communication of Science & Technology. 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/43775/mod_resource/content/1/Texto/Lewenstein . Acesso em: 20 nov. 2017.
NASSI-CALÓ, Lilian. Estudo analisa o uso de redes sociais na avaliação do impacto científico. SciELO em Perspectiva, 13 de março de 2015. Disponível em: http://blog.SciELO.org/blog/2015/03/13/estudo-analisa-o-uso-de-redes-sociais-na-avaliacao-do-impacto-cientifico/#.WYuns4jyvIU . Acesso em: 20 nov. 2019.
NASSI-CALÒ, Lilian. A miopia dos indicadores bibliométricos. SciELO em Perspectiva, 01 de junho de 2017. Disponível em: https://blog.SciELO.org/blog/2017/06/01/a-miopia-dos-indicadores-bibliometricos/#.Xe1Bv-hKjIU. Acesso em: 3 nov. 2019.
O’NEIL, J. NISO recommended practice: outputs of the Alternative Assessment Metrics Project. Collaborative Librarianship, v. 8, n. 3, p. 118–123, 2016. Disponível em: http://informationr.net/ir/23-1/paper780.html. Acesso em: 22 nov. 2019.
PIWOWAR, H. A. Altmetrics: Value all research products. Nature, v. 493, n. 159, 2013. Disponível em: https://www.nature.com/articles/493159a. Acesso em: 21 out. 2019.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: manifesto de 26 outubro de 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto. Acesso em: 31 out. 2019.
PRIEM, J.; HEMMINGER, B. M. Scientometrics 2.0: Toward New Metrics of Scholar-ly Impact on the Social Web. First Monday, Bridgman, v.15, n. 7-5, 2010. Disponível em: http://pear.accc.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/2874. Acesso em: 07 nov. 2019.
ROEMER, Robin Chin; BORCHARDT, Rachel. Altmetrics. Chicago: Amer Library Assn, 2015.
SALINAS, D. T.; CLAVIJO, A. C.; CONTRERAS, E. J. Altmetrics: new indicators for scientific communication in web 2.0. Comunicar, 2013. Disponível: https://arxiv.org/abs/1306.6595. Acesso: 22 nov. 2019.

Downloads

Publicado

29/06/2021

Como citar

Barcelos de Morais Silva, J., de Melo Maricato, J. ., & Macêdo, D. J. (2021). Medição da informação científica na Web 2.0: explorando as possibilidades e limitações da plataforma Altmetric: exploring Altmetric’s platafform possibilities and limitations. Ciência Da Informação, 49(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i3.5657