Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania

Autores

  • Helena Pereira da Silva Universidade Federal da Bahia , Instituto de Ciência da Informação
  • Othon Jambeiro Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação
  • Jussara Borges de Lima Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação
  • Marco Antonio Brandão Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v34i1.1099

Palavras-chave:

Inclusão digital, Information literacy, Information literacy education, Cidadania, Ética

Resumo

Este artigo é o resultado de um esforço para conceituar inclusão digital, feito pelo Grupo de Estudos em Políticas de Informação e Inclusão Digital (Gepindi), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (Posici/ICI/UFBA). O texto discute inclusão digital à luz de outros conceitos encontrados na ciência da informação e em áreas correlatas. No imbricado entrelaçamento desses conceitos complexos, o resultado final pretendido é um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania, de um lado, e educação para a informação na Internet ou information literacy education, de outro, com vistas à inclusão social.

Palavras-chave
Inclusão digital; Competência informacional; Letramento informacional; Educação para a competência informacional; Cidadania; Ética.

Digital Inclusion and Information Literacy Education: a Matter for Ethics and Citizenship

Abstract

This paper tries to conceptualize digital inclusion. It results from an internal discussion in the Gepindi (Study Group on Information Policies and Digital Inclusion), which is linked to the Graduate Program of Information Science, at the Federal University of Bahia, Brazil. The paper discusses digital inclusion based on information science and correlate areas concepts. Its aim is to construct a knowledge landmark on the relationship between ethics, citizenship and information literacy education, as a basic pillar for social inclusion.

Keywords
Digital inclusion; Information literacy; Information literacy education; Citizenship; Ethics.

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Biografia do autor

Helena Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia , Instituto de Ciência da Informação

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação, UFBA Endereço residencial: R. Com. José Alves Ferreira, 94/701 - Ed. Portobello 40.100-160 - Salvador - BA Tels: (71) 3328-5425 (71) 9981-4857 Instituto de Ciência da Informação Campus Universitário do Canela Av. Reitor Miguel Calmon, s/n Vale do Canela CEP 40110-100 Salvador, BA Tel/Fax: 3336.6755 / 33366174 (ramal 23)

Othon Jambeiro, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação

PhD in Communication Studies (University of Westminster, U.K), Mestre em Ciências Sociais (USP), Professor Titular do Instituto de Ciência da Informação, UFBA, Pesquisador 1-C do CNPq

Jussara Borges de Lima, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação

Especialista em Gestão Estratégica Empresarial (Universidade de Passo Fundo), Mestranda em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação, UFBA

Marco Antonio Brandão, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEB) e em Terapia de Família (UCAM), Mestrando em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação, UFBA Rua Nossa Senhora das Graças, 12 - Pero Vaz CEP.: 40.335-180 Salvador - Bahia Tel.: (71) 3388 9480 & (71) 9935 9946

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Publicado

26/10/2005

Como citar

Silva, H. P. da, Jambeiro, O., Lima, J. B. de, & Brandão, M. A. (2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência Da Informação, 34(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v34i1.1099

Edição

Seção

Artigos