Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas

Autores

  • Madalena Carvalho Universidade Aberta de Portugal
  • Glória Bastos Universidade Aberta de Portugal (UAb)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4895

Resumo

O movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas.

Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso.

Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.

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Biografia do autor

Madalena Carvalho, Universidade Aberta de Portugal

Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta de Portugal

Glória Bastos, Universidade Aberta de Portugal (UAb)

PhD em Educação pela Universidade Aberta – Lisboa – Portugal. Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica
e E-Learning e Professora da Universidade Aberta de Portugal (UAb) - Lisboa, Portugal.

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Publicado

20/03/2020

Como citar

Carvalho, M., & Bastos, G. . (2020). Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4895