Isso não é uma pirâmide: revisando o modelo clássico de dado, informação, conhecimento e sabedoria

Autores

  • Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada / Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Administração, Brasília, DF, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3691-8422
  • Carlos Denner dos Santos Universidade de Brasília. Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5066

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Sistemas de informação, Ciência da informação

Resumo

Mais de 30 anos se passaram desde que os primeiros rascunhos do modelo clássico de dado-informação-conhecimento-sabedoria (DIKW) apareceram na literatura científica. Depois disso – em uma sociedade cada
vez mais digital e conectada – a pirâmide DIKW tornou-se popular, apresentando variantes contendo apenas
dado, informação e conhecimento, em uma configuração curta de DIK, ou adicionando níveis, como inteligência; ao mesmo tempo em que muita pouca interpretação crítica e validação empírica foram realizadas pelos pesquisadores para esclarecer como esses elementos estão realmente interligados. Isso deixou implicações teóricas do modelo original despercebidas, não validadas empiricamente, tornando-se uma explicação dada como certa, que não compreende totalmente a cadeia de criação de conhecimento, um processo que foi cuidadosamente estudado pelos pesquisadores. Este estudo revisa e analisa sistematicamente artigos relevantes, cobrindo o período de 32 anos de pesquisa, para identificar as principais fragilidades do modelo DIKW e propor um novo, em conformidade com a literatura de gestão do conhecimento, considerando o cenário atual de inteligência artificial e dilemas éticos. O modelo resultante desafia a pirâmide como a melhor maneira de transmitir esse “processo causal” de criação de conhecimento ao público e torna clara a necessidade de estudos empíricos a serem realizados no futuro

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Biografia do autor

Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada / Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Administração, Brasília, DF, Brasil

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil. Mestre em Educação pela
Universidade Católica de Brasília (UCB) – DF - Brasil. Mestrado profissional em Economia pela
Universidade de Brasília (UnB) - Brasil. Servidora Pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(IPEA) – DF - Brasil.

Carlos Denner dos Santos, Universidade de Brasília. Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração, Brasília, DF, Brasil

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Pós-Doutorado pela University of
Nottingham (NOTTINGHAM) - Inglaterra. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE) – PE - Brasil. Pós-Doutorado pela Université du Quebec à Montréal (UQUAM) - Canadá.
Doutor em Management Information Systems pela Southern Illinois University Carbondale (SIU) - EUA.
Professor da Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil.

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Publicado

01/06/2020

Como citar

Ribeiro, A. C. M. L., & Santos, C. D. dos. (2020). Isso não é uma pirâmide: revisando o modelo clássico de dado, informação, conhecimento e sabedoria. Ciência Da Informação, 49(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5066

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