Gestão por competências, gestão do conhecimento e ciência da informação: diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5213

Palavras-chave:

Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação, Periódicos Brasileiros

Resumo

A gestão por competências (GpC) é entendida como a capacidade que o gestor detém de administrar e
organizar seus recursos humanos, de acordo com suas qualidades e com o que a organização deseja, a
fim de agregar valor social ao indivíduo e valor econômico a ela. Objetiva analisar a produção científica
sobre GpC em periódicos nacionais indexados pela Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em
Ciência da Informação (Brapci). Emprega o método de revisão sistemática, e a amostra é composta de 18
artigos recuperados na Brapci. Os resultados obtidos indicaram que, na área de ciência da informação (CI),
há pesquisas voltadas para o tema Gestão por Competências. Os artigos recuperados foram publicados em
nove renomados periódicos da área, com predominância na Ciência da Informação e na revista Perspectivas
em Gestão & Conhecimento. As palavras-chave indicam que os artigos têm relação com a GC, identificam-se
com a GpC e incidiram em terminologias empregadas no campo da ciência da informação. Há diálogo entre
gestão por competências, gestão do conhecimento e ciência da informação, com tendência a se consolidar,
considerando-se os impactos da gestão do conhecimento na ciência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - SP - Brasil. Doutor em Administração pela
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - PB - Brasil. Professora e pesquisadora da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB – Brasil.

Adelaide Helena Targino Casimiro

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB -
Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - PB - Brasil.
Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.4, n.1, p.57-79, jan./jun. 2014. Disponível em <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/19120/10827>. Acesso em 20 mar. 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

ARAÚJO, Mariana Lopes de. Mapeamento de competências: métodos e técnicas adotados na administração pública. 2016. 93p. TCC (Graduação) – Departamento de Administração, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2016.

BAHIA, Eliana Maria dos Santos. Competências arquivísticas no mercado de trabalho. Curitiba: Appris, 2018.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v.13, n. especial, p. 1-25, 2008. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843/1556>. Acesso em 25 mar. 2019.

BASE DE DADOS REFERENCIAL DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. BRAPCI. Curitiba, 2009. Disponível em . Acesso em 23 mar. 2019.

BRASIL. Decreto Nº 5707, de 23 de fevereiro de 2006. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 fev. 2006. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm>. Acesso em 28 abr. 2019.

BRASIL. Guia da Gestão da Capacitação por Competências. Brasília. 2012. 63p. Disponível em <http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia-gestao-da-capacitacao-por-competencias_2.pdf>. Acesso em 28 abr. 2019.

BUFREM, Leilah Santiago; COSTA, Francisco Daniel de Oliveira; GABRIEL JÚNIOR, Rene Faustino; PINTO, José Simão de Paula. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.2, 2010. Disponível em <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1069/730>. Acesso em 17 maio 2019.

CARBONE, Pedro Paulo; et al.Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

DUARTE, Emeide Nóbrega; PADILHA NETO, José Domingos. Metodologias para monitoramento ambiental em organizações inteligentes: o que a produção científica revela?. In: Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa. 2016. Anais...João Pessoa, XXIV ENIC UFPB, 2016.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2013.

DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Thereza Leme; RUAS, Roberto (Orgs.). Competências: conceitos, métodos e experiências. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Desenvolver competências e gerir conhecimentos em diferentes arranjos empresariais: o caso da indústria brasileira de plástico. In: FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda (orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3ª ed. 3ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, jan./mar. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ress/v23n1/2237-9622-ress-23-01-00183.pdf>. Acesso em 09 fev. 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MATALLO JÚNIOR, Heitor. A problemática do conhecimento. In: MATALLO JÚNIOR, Heitor. CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 2ª ed. Campinas-SP: Papirus, 1989

MCCLELLAND, David Clarence. Testing for competence rather than intelligence. American Psychologist, Washington, v.28, 14p., jan. 1973. Disponível em <https://www.therapiebreve.be/documents/mcclelland-1973.pdf>. Acesso em 11 mar. 2019.

MORAES, Cássia Regina Bassan de; FADEL, Bárbara. Gestão do conhecimento nas organizações: perspectivas de uso da Metodologia Sistêmica Soft (Soft Systems Methodology). In: VALENTIM, Marta (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 33-57. Disponível em <http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/Gestao_mediacao_e_uso_da_informacao.pdf>. Acesso em 15 mar. 2019.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SAMPIERE, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SANT’ANNA, Flávia Maria. Microensino e habilidades técnicas do professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.

SPENCER Jr., L.; MCCLELLAND, David C.; SPENCER, S. Competency assessment methods: history and state of art. Nova York: McBer Research Press, 1994. Disponível em <http://libgen.io/book/index.php?md5=0566AED89F35C9209B4DD87F3D942F20>. Acesso em 11 mar. 2019.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

Downloads

Publicado

17/08/2020

Como citar

Duarte, E. N., & Targino Casimiro, A. H. (2020). Gestão por competências, gestão do conhecimento e ciência da informação: diálogos possíveis. Ciência Da Informação, 49(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5213

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)