Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias

Autores

  • Alberto Angel Mazzoni Universidade Estadual de Maringá
  • Elisabeth Fátima Torres Universidade Estadual de Maringá
  • Rubia de Oliveira UNB
  • Vera Helena Moro Bins Ely UFSC
  • João Bosco da Mota Alves UFSC-Departamento de Informática e Estatística

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.922

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas universitárias, Diversidade humana, Portadores de deficiência, Ajudas técnicas

Resumo

Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Alberto Angel Mazzoni, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em matemática Aplicada – Unicamp. Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá

Elisabeth Fátima Torres, Universidade Estadual de Maringá

Elisabeth Fátima Torres Mestre em Engenharia – UFRJ. Propae, Universidade Estadual de Maringá

Rubia de Oliveira, UNB

Arquiteta – UnB. Mestranda em ergonomia, Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção, UFSC

Vera Helena Moro Bins Ely, UFSC

Doutora em Engenharia – UFSC. Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC

João Bosco da Mota Alves, UFSC-Departamento de Informática e Estatística

Doutor em Engenharia – UFRJ. Departamento de Informática e Estatística, UFSC

Downloads

Como citar

Mazzoni, A. A., Torres, E. F., Oliveira, R. de, Ely, V. H. M. B., & Alves, J. B. da M. (2001). Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Ciência Da Informação, 30(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.922

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)