Perspectivas à luz do visitante sobre a qualidade de serviços no Museu de Arte Moderna, Resende - RJ: um núcleo cultural do futuro e das tradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5099

Palavras-chave:

Atrativos turísticos, Avaliação de serviços, Espaço de Arte contemporânea, Modelo de avaliação – Servqual, Qualidade percebida em museus.

Resumo

O trabalho apresenta as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços prestados no Museu
de Arte Moderna (MAM) de Resende, entidade vinculada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
(FCCMM) no município de Resende, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem
quantitativa, dispondo-se a diagnosticar as esferas determinantes de qualidade: Tangibilidade, Confiabilidade, Receptividade, Garantia e Empatia. A técnica adotada foi a perspectiva métrica Servqual, com levantamento de dados por survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem métrica, evidenciando que os respondentes salientam positivamente a garantia e apontam um grau relativamente baixo de insatisfação em relação às outras quatro dimensões da qualidade em serviços. Conclui-se que a escala Servqual se adequou à apuração da qualidade neste museu, podendo ser testado em outros espaços não formais de educação para verificação de qualidade que possibilita o desenvolvimento de práticas e serviços.

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Biografia do autor

Marcelo calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialização em Tecnologia Educacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Espírito Santo (IFES) – ES - Brasil. Especialização em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade
Alfamérica (ALFAMÉRICA) - Brasil.

http://lattes.cnpq.br/5290994830537934

Rosa da Penha Ferreira da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Drª em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES),

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – DF - Brasil. Professora da
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória, ES – Brasil.

http://lattes.cnpq.br/3409664107216795

 

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Publicado

18/09/2020

Como citar

Miguel, M. calderari, & Costa, R. da P. F. da. (2020). Perspectivas à luz do visitante sobre a qualidade de serviços no Museu de Arte Moderna, Resende - RJ: um núcleo cultural do futuro e das tradições. Ciência Da Informação, 49(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5099

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Artigos