Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação

Autores

  • Bruna Heller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6218-1762
  • Greison Jacobi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5196

Palavras-chave:

Desinformação, Competências infocomunicacionais, Ciência da Informação

Resumo

A sociedade tem sido impactada pela face mais evidente da desinformação: as fake news. Embora alguns
estudos elevem as notícias falsas como o problema central, neste trabalho procuramos demonstrar que o
fenômeno é mais amplo. Assim, a proposta é compreender o fenômeno da desinformação como um todo,
caracterizando-o, contextualizando-o e exemplificando seus variados tipos e níveis. O presente estudo
também evidencia a perspectiva informacional do fenômeno e, portanto, a relevância do tema para a área
de ciência da informação (CI). Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura
construída a partir da análise de 118 documentos recuperados em bases de dados da área de CI, utilizando
o horizonte introduzido por três autores: Floridi (1996; 2010), Fallis (2015) e Wardle (2016; 2017; 2019). Os
resultados apontam que a ciência da informação dispõe de ferramentas teórico-metodológicas para fazer
frente à desinformação, a exemplo da promoção de competências infocomunicacionais.

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Biografia do autor

Bruna Heller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Porto Alegre, RS - Brasil. Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Especialização em Educação Ambiental pela
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil. Bibliotecária na Universidade Feevale (FEEVALE) -
Novo Hamburgo, RS - Brasil. Bibliotecária no Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK) - Brasil.

Greison Jacobi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto
Alegre, RS - Brasil. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) - Brasil. Assistente de Biblioteca da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) – Brasil.

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora em Comunicação e
Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil.
Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil. Professora da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil.

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Publicado

06/10/2020

Como citar

Heller, B., Jacobi, G., & Borges, J. (2020). Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação. Ciência Da Informação, 49(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5196

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