Filosofia e Discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros

Autores

  • Solange Puntel Mostafa Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Igor Soares Amorim Professor do departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2014v1n1.p6-19

Resumo

Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari  para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo da informação pensados inicialmente com a noção de árvore caminhando mais recentemente para a noção de rizoma ou rede. Por fim aproxima as teorizações da filosofia da diferença e da análise de discurso da escola francesa para iluminar ainda mais os mal entendidos sobre a transposição conceitual na Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

07/08/2014

Como citar

MOSTAFA, S. P.; AMORIM, I. S.; SOUSA, L. M. A. e. Filosofia e Discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 6–19, 2014. DOI: 10.21728/logeion.2014v1n1.p6-19. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1489. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos