Memória, verdade e justiça – busca cooperativa da verdade e entendimento mútuo em construção: perspectiva filosófica a partir da inserção na Comissão Nacional da Verdade

Autores

  • Jorge Atilio Silva Iulianelli Doutor em Filosofia pelo IFCS, UFRJ Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Consultor do GT Papel das Igrejas durante a Ditadura da Comissão Nacional da Verdade. Coordenador do GP CnpQ Direito e Moral em Habermas.

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2014v1n1.p77-109

Resumo

Este ensaio discute a relevância de algumas abordagens epistemológicas, éticas e políticas de Jürgen Habermas para a análise de práticas de justiça de transição. Como objeto da análise, parte-se da experiência do autor como consultor de um dos grupos de trabalho da Comissão Nacional da Verdade brasileira, que foi estabelecida pela Lei 12528/2011. A construção da análise é teórica e não empírica, portanto despreza para efeitos argumentativos os meandros das investigações, depoimentos, audiências públicas e outros mecanismos de pesquisa efetivamente usados pelos grupos de trabalho da Comissão Nacional da Verdade. O escopo da investigação é o papel da busca cooperativa da verdade, como empreendimento epistemológico, na consecução de elementos que favoreçam a reconciliação nacional e ao estabelecimento de um repertório hermenêutico capaz de criar condições para o entendimento mútuo, ante situações de superação de injustiças cometidas historicamente. O recurso à teoria de Jürgen Habermas é justificado, não apenas pela biografia deste autor, que se retroalimenta da necessidade histórica de reparação das injustiças cometidas pelo Nacional Socialismo na Alemanha, porém, sobretudo, pelas investigações sobre o papel da aprendizagem comunicativa como elemento restabelecedor de uma solidariedade construída em bases morais, de uma ética discursiva, que favorecem ao estabelecimento do Estado de direito e da democracia deliberativa. Neste sentido, a argumentação desenvolvida parte de constatações da Comissão Nacional da Verdade, se debruça sobre aspectos da ética do discurso, referentes à resolução de conflitos e se conclui com apreciações sobre o papel da justificação no estabelecimento da verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/10/2014

Como citar

IULIANELLI, J. A. S. Memória, verdade e justiça – busca cooperativa da verdade e entendimento mútuo em construção: perspectiva filosófica a partir da inserção na Comissão Nacional da Verdade. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 1, p. 77–109, 2014. DOI: 10.21728/logeion.2014v1n1.p77-109. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1493. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos