PROTAGONISMO SOCIAL E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Henriette Ferreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21

Resumo

Abordagem do protagonismo social, analisando sua relação com a informação, concluindo pela compreensão deste como objetivo do trabalho informacional, situando a mediação da informação como sua ação central. Parte da apresentação das origens conceituais em torno do protagonismo, buscando, à medida que debate as referências acerca do tema, demonstrar a relação do desenvolvimento do protagonismo social com o trabalho informacional, assim como sua posição de meta da atividade da mediação da informação, executada nas suas cinco dimensões e na condição de elemento central desse trabalho. As assertivas apresentadas são resultado do estudo crítico da bibliografia da área da Ciência da Informação que aborda o protagonismo e a mediação da informação, assim como de estudos de filósofos e pensadores que abordam os aspectos sociais e políticos da comunicação e da formação de sujeitos socialmente ativos, permitindo a identificação das relações entre protagonismo e mediação da informação, como também que a mediação consciente favorece o primeiro, concluindo que o apoio ao seu desenvolvimento representa a principal responsabilidade social do trabalho com a informação.

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Biografia do autor

Henriette Ferreira Gomes

Professora titular do ICI e PPGCI/ UFBA. Doutora em Educação.

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Publicado

20/03/2019

Como citar

GOMES, H. F. PROTAGONISMO SOCIAL E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 10–21, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644. Acesso em: 16 abr. 2024.

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