A ORIGEM DOS CONHECIMENTOS HUMANOS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS INFORMACIONAIS

Autores

  • Luciana Gracioso

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p55-71

Palavras-chave:

Filosofia da linguagem. Epistemologia da informação. Filosofia moderna.

Resumo

Historicamente os estudos da informação se relacionam diretamente com os estudos da linguagem. Recentemente, entra nesse cruzamento, a tecnologia. Procurando identificar caminhos que possam servir aos estudos informacionais para refletir e construir suas estruturas de linguagem para mediação do conhecimento, é desenvolvido um ensaio sobre qual seria o lugar da linguagem na obra “Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos” (1746), de Étienne Bonnot de Condillac (1715 – 1780). Procura-se, ao final, defender as perspectivas do filósofo como um dos pontos de partida prévios que poderiam também ser assumidos pela Ciência da Informação para distinguir aquilo que atualmente concebemos como linguagem, conhecimento e uso da informação.

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Biografia do autor

Luciana Gracioso

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Docente do programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade na mesma instituição. Atuação em Ciência da informação, Organização do Conhecimento, Filosofia da informação.

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Publicado

20/03/2019

Como citar

GRACIOSO, L. A ORIGEM DOS CONHECIMENTOS HUMANOS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS INFORMACIONAIS. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 55–71, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v5n2.p55-71. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4647. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos