AS INSCRIÇÕES DE SI DA POPULAÇÃO DE RUA NO JORNAL BOCA DE RUA

Autores

  • Arthur Walber Viana
  • Valdir Jose Morigi

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p121-134

Palavras-chave:

Jornal Boca de Rua. Moradores de rua. Relato de si. Actantes. Análise da narrativa.

Resumo

Como a população de rua inscreve a si própria na narrativa do Jornal Boca de Rua: é essa, de maneira sucinta, a questão que o artigo buscará desvendar. Por ser uma publicação na qual as pessoas em situação de rua são os sujeitos criativos por trás dos textos, intriga-nos a maneira como usam esta relativa liberdade de “definir a si”. Efetuaremos um estudo actancial: atentaremos ao que moradoras e moradores de rua fazem nos textos; que linguagem usam; com quem e com o que se relacionam. Apesar de qualquer limite imposto, sintático, sociopolítico ou econômico, há no Boca de Rua um grito contra as impossibilidades que esmagam estas vidas precárias, símbolos máximos da decadência do capitalismo neoliberal mundial: o jornal mostra-se um lugar de memória, espaço para a inscrição no mundo de vidas singulares e dignas de lembrança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Arthur Walber Viana

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Valdir Jose Morigi

Dr. em Sociologia e Professor Titular do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Pós-doutorando em Memória Social (PPGMS/UNIRIO), com bolsa do CNPq.

Downloads

Publicado

20/03/2019

Como citar

VIANA, A. W.; MORIGI, V. J. AS INSCRIÇÕES DE SI DA POPULAÇÃO DE RUA NO JORNAL BOCA DE RUA. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 121–134, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v5n2.p121-134. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4650. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos