A Escola de Frankfurt e a Ciência da Informação

Autores

  • Anderson Victor Barbosa Cavalcante Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-0259-9822
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco
  • Gisele Rocha Côrtes Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v6n2.p40-60

Resumo

Analisa a influência do pensamento da “Escola de Frankfurt” na Ciência da Informação. Realiza estudo descritivo, de caráter epistemológico, subsidiado pela hermenêutica habermasiana. Apresenta interlocuções da “Teoria Crítica” de Frankfurt no campo das ciências sociais, notadamente, no contexto da Ciência da informação, por meio dos estudos e pesquisas publicados junto ao campo, na contemporaneidade. Dimensiona os pensadores frankfurtianos mais referenciados no campo da informação, com base no cenário contemporâneo do conhecimento no campo. Destaca as articulações dos constructos frankfurtianos às tendências e tópicos teóricos, metodológicos e temáticos da Ciência da Informação, evidenciando aqueles mais expressivos, propulsores e representativos dessa articulação na contemporaneidade. Conclui destacando que os encaminhamentos frankfurtianos erguem-se sobremaneira fecundos como via para se conceber e perceber a informação e a Ciência da Informação em termos humanos, sociais e crítico-reflexivos, de modo a reafirmar seu pertencimento à condição de ciência social, muito além de projeções pragmatistas, tecnicistas e positivistas.

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Biografia do autor

Anderson Victor Barbosa Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Arquivista na Universidade Estudal da Paraíba. Em pesquisa, atua junto aos seguintes temas: Ensino e Pesquisa em Arquivologia; Epistemologia Arquivística; Usos e usuários/sujeitos da informação; Ensino e Pesquisa em Ciência da Informação; Epistemologia da Ciência da Informação; Filosofia da Informação; Sociologia da Informação; Competência em Informação; Competência Crítica em Informação.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação.

Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Sociologia.

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Publicado

24/03/2020

Como citar

CAVALCANTE, A. V. B.; BUFREM, L. S.; CÔRTES, G. R. A Escola de Frankfurt e a Ciência da Informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 40–60, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v6n2.p40-60. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5101. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos