Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p133-164

Palavras-chave:

Ciência da Informação – Epistemologia, Ciência da Informação – Historiografia, Ciência da Informação – Estudos históricos e epistemológicos, Ciência da Informação – Comunicação científica

Resumo

Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação, de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência da informação. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Destaca, na temática abordada, um grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Pesquisadores com alunos na pós-graduação tendem a publicar mais artigos em colaboração do que os outros autores que se não encaixam nesse perfil. Os resultados permitiram a descrição de perfis de pesquisadores a partir de um recorte. Conclui que as pesquisas sobre a referida temática, alinhadas aos preceitos dos estudos métricos, podem permitir o desenvolvimento de teias conceituais e metodológicas da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) no período 2010-2014. Coordenou o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da ANCIB de 2014 a 2018. Presidente do Conselho Municipal de Transparência Publica e Combate à Corrupção de João Pessoa. Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e Editora-Chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e do blog De olho na CI . Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais. É líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação em mídias virtuais; Competências em tecnologias intelectuais de informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7603-1872. Visite o Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi em www.lti.pro.br.

Tiago José da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharelado em Gestão da Informação pela UFPE. É formado em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português, Inglês e suas respectivas literaturas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Tem especialização Lato Sensu em Linguística do Texto e do Discurso pela FUNESO. Gestor escolar da Rede Municipal de Ensino de Olinda. Professor regente na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Desenvolve pesquisa acerca da extração automática sobre sintagmas nominais em textos escritos em Língua Portuguesa e sobre preceitos epistemológicos da Ciência da Informação.

Referências

ALVARES, Lillian; ARAUJO JUNIOR, Rogério Henrique de. Marcos históricos da ciência da informação: breve cronologia dos pioneiros, das obras clássicas e dos eventos fundamentais. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 3, p. 195-205, dez. 2010.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 20. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ciência da informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. 2009.

ARAÚJO, Vania Maria Rodrigues Hermes de. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico conceitual. 1994. 240 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A condição da informação. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 1-12, jul./set. 2002.

BASE DE DADOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRAPCI). 2018/2019. Disponível em: http://www.Brapci.inf.br/index.php. Acesso em: 10 nov. 2018 e jan./fev. 2019.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Atica, 1983. p. 122-155.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 5. Anais [...] Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2003. [não paginado].

CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

DUARTE, Emeide Nóbrega. – Análise da produção científica em gestão do conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. 2003. 300 f. Tese (Doutorado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, CCSA, UFPB – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

FIGUEIREDO, Nice. Paul Otlet e o centenário da FID. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Organização do conhecimento e sistemas de classificação. Brasília: IBICT, 1996. p. 14-19.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência da informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, jan./abr. 2006.

FREIRE, Isa Maria. Mediação da informação: um olhar sobre o portal LTi a partir literatura indexada na Brapci. Informação & informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 23-45, maio/ago. 2014.

FREIRE, Isa Maria. Um olhar sobre a produção científica brasileira na temática epistemologia da ciência da informação. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, v. 1, n. 1, p. 1-31, 2008.

GABRIEL JUNIOR, Rene Faustino. Geração de indicadores de produção e citação científica em revistas de ciência da informação: estudo aplicado à base de dados BRAPCI. 2013. 140 f. Tese (Doutorado em Ciência da informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. GT1- Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação. Transcrição de palestra. 2007. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/284026/. Acesso em: jul. 2020.

HASSAN-MONTERO, Yusef. Visualización y Recuperación de Información. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, 2., 2006. Porto. Anais [...]. Porto: Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (Vila do Conde), 2006. [não paginada]. Disponível em: http://www.nosolousabilidad.com/hassan/visualizacion_y_recuperacion_de_informacion.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.

KOBASHI, Nair Yumiko; TALAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 15, n. esp., p. 7-21, dez. 2003.

LIMA, Larissa de Mello. A institucionalização cognitiva e social da Ciência da informação no Brasil: uma análise discursiva com base nos anais do GT-1 ENANCIB em sua primeira década. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.

MARTINS, Dalton Lopes. Mapeamento da produção científica e participação dos autores nos anais do ENANCIB: uma análise a partir da correlação entre as redes de coautoria e redes de participação nos grupos de trabalho. RICI, Brasília, v. 6, n. 2, p. 71-88, ago./dez. 2013.

MATTELART, Armand. História da utopia planetária: da cidade profética à sociedade global. Porto Alegre: Sulina, 2002.

NAVES, Madalena Martins Lopes. Aspectos conceituais do browsing na recuperação da informação. Ciência da informação, Brasília, v. 27, n. 3, 1998. [não paginado].

NORONHA, Daisy Pires; MARICATO, João de Melo. Estudos métricos da informação: primeiras aproximações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. esp., 1. sem., p. 116-128, 2008.

NUNES, Lucilene. Epistemologia e ciência da informação: um estudo das comunicações do GT-1 do ENANCIB. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, out. 2004. [não paginado].

RABELLO, Rodrigo. História dos conceitos e ciência da informação: apontamentos teórico-metodológicos para uma perspectiva epistemológica Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 13, n. 26, 2. sem. 2008.

RAYWARD, Warden Boyd. The origins of Information Science and the International Institute of Bibliograph/ International Federation for Information and Documentation (FID). Journal of the American Society for Information Science, v. 48, n. 4, p. 289-300, 1997.

RENDÓN ROJAS, Miguel Angel. La ciencia de la información en el contexto de las ciencias sociales y humanas. Ontología, epistemología, metodología e interdisciplina. DataGramaZero, v. 9, n. 4, ago. 2008. [não paginado].

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. O que Bourdieu tem a dizer à Bibliometria? In: SANTAREM SEGUNDO, José Eduardo; SILVA, Marcia Regina da; MOSTAFA, Solange Puntel Mostafa (Org). Os pensadores e a ciência da informação. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012. p. 9-24.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

URBIZAGASTEGUI ALVARADO, Ruben. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da informação, Brasília, DF, v. 38, n. 2, p. 69-79, ago. 2009.

Downloads

Publicado

13/09/2020

Como citar

FREIRE, I. M.; SILVA, T. J. da. Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 133–164, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v7n1.p133-164. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5274. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos