As nanotecnologias como solução à pobreza?

Autores

  • Guillermo Foladori Universidade Autónoma de Zacatecas
  • Noela Invernizzi Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Nanotecnologia

Resumo

Argumenta-se que a nanotecnologia é a próxima revolução tecnológica. Os apologistas da nanotecnologia a consideram a solução para os principais problemas dos países em desenvolvimento. Argumentamos que esta visão otimista desconsidera o contexto social no qual a ciência e a tecnologia se desenvolvem.

Palavras-chave
Nanotecnologia; Ciência e sociedade; Países em desenvolvimento.

Nanotechnologies as a solution for poverty?

Abstract

Nanotechnology is thought of as the next technological revolution. The apologists of nanotechnology consider it as a solution for the main problems of the developing countries. Arguments are presented concerning this optimistic view that does not take into consideration the social context in which science and technology are developed.

Keywords
Nanotechnology; Science and society; Developing countries.

Biografia do autor

Guillermo Foladori, Universidade Autónoma de Zacatecas

Doutor em Economía pela Universidad Nacional Autónoma de México. Pesquisador Visitante da Universidade Federal do Paraná e da Columbia University. Professor do Doutorado em Estudos do Desenvolvimento da Universidad Autónoma de Zacatecas (México). Noela Invernizzi – Setor de Educação, UFPR, noela@ufpr.br Guillermo Foladori, UAZ, México, fola@estudiosdeldesarrollo.net

Noela Invernizzi, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Posdoutorado no Center for Science Policy & Outcomes (Columbia University, 2003). Professora da Universidade Federal do Paraná Noela Invernizzi Rua Sete de Setembro 357, ap 10 Alto da XV Curitiba, PR 80050-100

Downloads

Publicado

03/05/2006

Como citar

Foladori, G., & Invernizzi, N. (2006). As nanotecnologias como solução à pobreza?. Inclusão Social, 1(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1519

Edição

Seção

Comunicação