Avaliação de programas sociais:propósitos e práticas em programas de educação da Fundação Banco do Brasil

Marcos Fadanelli Ramos

Resumo




O terceiro setor tem crescido em importância no contexto da sociedade. No Brasil estas organizações têm se destacado na conquista e preservação de liberdades democráticas, no desenvolvimento de soluções para a superação de carências do povo brasileiro e na prestação de serviços à sociedade, seja de modo independente, seja em parcerias com instituições governamentais na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais. A atuação em cooperação com outros setores tem gerado tensões em sua gestão, resultado de demandas com diferentes racionalidades. Em especial, vale registrar as demandas que se apresentam no terreno da avaliação de programas sociais, principal caminho para a prestação de contas, para o aperfeiçoamento da gestão de programas e para a transparência no relacionamento entre organizações que cooperam no enfrentamento dos problemas sociais. Este artigo explora a questão do desempenho em organizações de terceiro setor e enfoca a avaliação de programas sociais como processo síntese da gestão na área de educação da Fundação Banco do Brasil. Procura-se sistematizar os principais conceitos adotados e, da mesma forma, apresentar as práticas empregadas para avaliar os principais programas da área de educação. Ao final, destacam-se os principais desafios ainda a percorrer em relação à avaliação de programas sociais na Fundação.



Palavras-chaves


Avaliação. Programas sociais. Terceiro setor.


Evaluating social programs: purpose and actions in educational programs at Fundação Banco do Brasil


Abstract



Third Sector role has been growing in the context of society. In Brazil, such organizations have been essential in the conquest and preservation of civil liberties, in the development of solutions towards overcoming Brazilians needs and in offering services to society, either independently or in partnerships with public institutions for implementing policies in several social areas. Acting in cooperation with other sectors has generated management tensions, a result of demands from different rationalities. It is specially worth remarking the demands presented in the field of social program evaluation which are the best way to report expenses, improve the management of programs and to a transparent relationship between organizations that cooperate with the battle against the social problems. This article explores the issue of the performance of Third Sector Organizations and focuses on the evaluation of social programs as a synthesized management project within the education field of Fundação Banco do Brasil. It is intended to systematize the major concepts adopted, and thus, introduce the practices implemented in order to evaluate the major problems in the education field. At last, it highlights the major challenges yet to be overcome regarding the evaluation of the social programs in the above quoted Foundation.


Keywords


Evaluation. Social programs. Third sector.


Palavras-chave


Avaliação de Programas; Programas Sociais; Inclusão Social

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