O desafio da exclusão digital: uma análise multivariada com base na Pnad 2005

Autores

  • Rommel Cysne Escola Nacional de Ciências Estatísticas- ENCE/IBGE
  • José Eustáquio Diniz Alves Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE
  • Sérgio da Costa Côrtes Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE

Palavras-chave:

Exclusão Digital, Acesso à Internet, Cidadania

Resumo

O propósito deste artigo é estudar o perfil da população brasileira que tem acesso à Internet. Por meio de uma análise multivariada, verificou-se que em geral os determinantes da exclusão social estão presentes na exclusão digital. O acesso à Internet tem uma relação diretamente proporcional aos níveis de educação e renda. As menores percentagens de presença na rede são encontradas entre as pessoas que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Em termos de idade, são os jovens entre 15 e 24 anos que mais utilizam a Internet, especialmente aqueles das escolas privadas. Embora o acesso à Internet tenha crescido mais de 150% no Brasil, entre os anos 2000 e 2005, o país ainda possui baixa parcela da população que usufrui os benefícios da Web. É necessário que se formulem políticas públicas capazes de acelerar o processo de inclusão digital, visando a avançar rumo a uma plena cidadania em todos os seus aspectos e para todos os brasileiros.

Palavras-chave
Exclusão digital. Cidadania. Acesso à Internet. Modelo de regressão logística.

The challenge of digital divide: a multivariate analysis based on the Pnad 2005

Abstract The purpose of this paper is to study the profile of the Brazilian population that has Internet access. By means of a multivariate analysis, it was verified that in general the responsible variables by the social exclusion are present in the digital exclusion (digital divide). The access to the Internet has a relationship directly proportional to the levels of education and income tax. The lower percentages of presence on the Web are from people that are out of school and of the labor market. In terms of ages, the young people, between 15 and 24 years old, are those which more frequently use the Internet, specially those of private schools. In spite of the fact that the access to the Internet have grown up more than 150% in Brazil, between the years 2000 and 2005, the country still have a small proportion of the population that use the benefits of the Web. It is necessary to have public politics capable to increase the process of digital inclusion, seeking to move forward to a full citizenship, in all his aspects, and for all Brazilians.

Keywords
Digital divide. Citizenship. Internet access. Logistic regression model.

Biografia do autor

Rommel Cysne, Escola Nacional de Ciências Estatísticas- ENCE/IBGE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), curso de Análise de Sistemas pela PUC (1988), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE (2007). Atualmente é Analista de Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 21-2142-4691

José Eustáquio Diniz Alves, Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1980), mestrado em Economia (1983) e doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR-UFMG (1994) e pós-doutorado pelo Nepo/Unicamp. Trabalhou na Secretaria do Trabalho de Minas Gerais entre 1984 e 1988 e foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto de 1987 a 2002. Foi tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2005-2006) e atualmente é vice-presidente da ABEP (2007-2008). É pesquisador titular da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e coordenador da Pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Tem experiência na área de Economia e Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, fecundidade, direitos reprodutivos, demanda habitacional e população e desenvolvimento.

Sérgio da Costa Côrtes, Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE

Possui especialização pela FACULDADES CATOLICAS (1984) , mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela FACULDADES CATOLICAS (2004) . É Professor Bacharelado da FACULDADES CATOLICAS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Transação, Mobilidade, banco de dados, Framework, Computação Móvel. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo do IBGE.

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Publicado

07/05/2008

Como citar

Cysne, Rommel, Alves, José Eustáquio D., & Côrtes, Sérgio da C. (2008). O desafio da exclusão digital: uma análise multivariada com base na Pnad 2005. Inclusão Social, 2(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1601

Edição

Seção

Artigos