Projeto Cor@gem: o acesso e o uso das TICs entre pacientes hospitalizados e a interação em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Eliane Lourdes da Silva Moro UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel UFRGS
  • Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS
  • Fernando Antonio Abreu e Silva HCPA/UFRGS

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e de Comunicação. Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Fibrose Cística.

Resumo

O artigo relata um estudo de caso com dois sujeitos do projeto de Pesquisa Cor@gem, que se realiza na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS (HCPA). Apresenta-se como um projeto científico, mas se caracteriza como um projeto de afeto e de emoção. Relata a apropriação de ferramentas tecnológicas com doentes crônicos com fibrose cística (FC). Desenvolve-se com base na epistemologia vygotskyana, com uso das ICTs, que permite estabelecer um vínculo entre os sujeitos. A relevância deste trabalho é a oportunidade de o sujeito se tornar ativo, participante, criativo, interativo, retomando “as rédeas de sua vida”, em vez de ser passivo pela condição da doença crônica e da situação de isolamento.

Palavras-chave
Tecnologias de informação e de comunicação. Pessoas com
necessidades educacionais especiais. Fibrose cística.


Cor@gem Project: the access and use of the TICs between hospitalized patients and interaction in virtual environment of learning


Abstract
This article presents a study of case with two subjects: a Research Project called “Cor@gem”, which takes place in the Pediatric Nursery at the Hospital de Clínicas in Porto Alegre-RS (HCPA). A scientific project is presented, characterized as a project of love and emotion. The appropriate technological tools are used with chronic Cystic Fibrosis
patients in the Pediatrics of the HCPA-RS. The development of the project is based on the vygotskyan epistemology, through the use of TICs which allows to establish a link among the subjects. epistemology using a computer learning program which leads to a connection between the two of them. The relevancy of this work is the opportunity given to the subjects to be an active, participative, creative and interactive person being able to get back the direction of his own life, otherwise having a passive and isolated attitude to the situation and condition of that severe infirmity.


Keywords
Information and communication technologies. People with educational necessities special. Cystic fibrosis.

Biografia do autor

Eliane Lourdes da Silva Moro, UFRGS

Mestre em educação - PPGEDU/UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação Especial – Niee/UFRGS. Professora do Curso de Biblioteconomia da Fabico/UFRGS.

Lizandra Brasil Estabel, UFRGS

Doutora em informática na educação – PGIE/UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS). Formadora do Proinesp 2005/2008 – Seesp/MEC.

Lucila Maria Costi Santarosa, UFRGS

Doutora em educação. Professora do PPGEDU e do PGIE da UFRGS. Coordenadora nacional da Ribie. Coordenadora pedagógica do curso a distância do Proinesp – Seesp/MEC. Coordenadora do Núcleo Niee/UFRGS. Pesquisadora IA do CNPq-MCT.

Fernando Antonio Abreu e Silva, HCPA/UFRGS

Pós-doutorado em medicina in The Royal Hospital For Sick Children. Professor adjunto na Faculdade de Medicina da UFRGS, com atuação profissional na clínica médica e pneumologia.

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Publicado

07/05/2008

Como citar

Moro, Eliane L. da S., Estabel, Lizandra Brasil, Santarosa, Lucila M. Costi, & Abreu e Silva, Fernando A. (2008). Projeto Cor@gem: o acesso e o uso das TICs entre pacientes hospitalizados e a interação em ambientes virtuais de aprendizagem. Inclusão Social, 2(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1608

Edição

Seção

Relato de Experiência