A promoção da mudança através do desenvolvimento de projectos de vida em Portugal

Autores

  • Sara Bahia Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
  • Rosário Lima Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

autonomia - desenvolvimento pessoal –comunidade - inclusão– projectos de vida

Resumo

Numa cultura que dicotomiza os “uns” e os “outros”, valorizando claramente os “uns” e piedosamente tolerando os “outros”, é urgente promover a mudança no sentido de aceitar plenamente a diversidade e desenvolver a equidade. Nesta perspectiva, podem constituir um contributo possível o desenvolvimento de projectos de vida que permitam experimentar uma vivência pessoal e culturalmente relevante e o desenvolvimento de diferentes formas de expressão do potencial criativo dos indivíduos que o meio social rotulou como possuindo deficiência mental. Propõe-se uma investigação-acção com uma amostra de indivíduos portadores de deficiência mental com nível de autonomia pessoal e social razoáveis, visando à promoção do desenvolvimento de competências e a definição de objetivos de vida na comunidade envolvente. Apresenta-se a fundamentação teórica subjacente aos princípios orientadores da investigação-acção, bem como uma discussão das propostas concretas a desenvolver em colaboração com a instituição que os sujeitos frequentam.

Palavras-chave
Autonomia. Desenvolvimento pessoal. Comunidade. Inclusão. Projectos de vida.


Promoting changes by development of life projects in Portugal


Abstract
In a culture that holds a dichotomy between the “ones” and the “others”, clearly praising the “ones” and tolerantly pitying the “others”, it is urgent to promote a change towards a full acceptance of diversity and developing equity. From this view point, a possible contribution is the development of life projects that enable personally and culturally relevant life experiences and the development of different forms of expression of the creative potential of people that have been considered mentally retarded. A research-action- is proposed with a population of young people with mental retardation presenting reasonable levels of personal and social autonomy. This program aims at developing competences and defining life goals in the neighboring community. The theoretical background is presented, as well as the intervention proposals.


Keywords
Autonomy. Personal development. Community. Inclusion. Life projects

Biografia do autor

Sara Bahia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde colabora com a formação de professores.

Rosário Lima, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Investigadora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde desenvolve actividades ligadas a projectos de investigação e colaboração com a docência.

Downloads

Publicado

07/05/2008

Como citar

Bahia, Sara, & Lima, Rosário. (2008). A promoção da mudança através do desenvolvimento de projectos de vida em Portugal. Inclusão Social, 2(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1609

Edição

Seção

Comunicação