Informação e educação: parceria para inclusão social

Autores

  • Isa Maria Freire MCT/IBICT

Palavras-chave:

Inclusão social. Políticas públicas. Competências em informação. Competências em educação. Ciência da Informação. Educação

Resumo

Apresenta um quadro teórico para reflexão sobre as relações entre informação e educação na formulação de políticas públicas para inclusão social. Discorre sobre o valor da informação na sociedade contemporânea, o cenário político e cultural de emergência da ciência da informação e as competências em informação e em educação. Propõe a parceria entre informação e educação, de modo a desenvolver competências para o ensino, em professores, e para aprendizagem, nos alunos.

Palavras-chave
Inclusão social. Políticas públicas. Competências em informação. Competências em educação. Ciência da Informação. Educação.

Information and education: partnership to social inclusion

Abstract

This paper presents a theoretical approach to reflection on the relationships that exist among information and education in the process of formulating public policies for social inclusion.  The value of information in modern society is discussed, as well as the political and cultural scenario for the emergence of Information Science and the required competencies in information and education. A partnership between information and education is proposed, aiming at the development of teaching competencies for the teachers, and learning competencies for the students.

Keywords
Social inclusion. Public policies. Information literacy. Educacional competence. Information Science. Education

Biografia do autor

Isa Maria Freire, MCT/IBICT

Doutora em Ciência da Informação. Pesquisadora do IBICT. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq).

Downloads

Publicado

07/05/2008

Como citar

Freire, Isa Maria. (2008). Informação e educação: parceria para inclusão social. Inclusão Social, 2(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1610

Edição

Seção

Opinion Paper