Informação e educação: parceria para inclusão social

Isa Maria Freire

Resumo




Apresenta um quadro teórico para reflexão sobre as relações entre informação e educação na formulação de políticas públicas para inclusão social. Discorre sobre o valor da informação na sociedade contemporânea, o cenário político e cultural de emergência da ciência da informação e as competências em informação e em educação. Propõe a parceria entre informação e educação, de modo a desenvolver competências para o ensino, em professores, e para aprendizagem, nos alunos.



Palavras-chave


Inclusão social. Políticas públicas. Competências em informação. Competências em educação. Ciência da Informação. Educação.



Information and education: partnership to social inclusion



Abstract



This paper presents a theoretical approach to reflection on the relationships that exist among information and education in the process of formulating public policies for social inclusion.  The value of information in modern society is discussed, as well as the political and cultural scenario for the emergence of Information Science and the required competencies in information and education. A partnership between information and education is proposed, aiming at the development of teaching competencies for the teachers, and learning competencies for the students.



Keywords


Social inclusion. Public policies. Information literacy. Educacional competence. Information Science. Education


Palavras-chave


Inclusão social. Políticas públicas. Competências em informação. Competências em educação. Ciência da Informação. Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Isa Maria Freire

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.