Uso de Plataformas Tecnológicas para Inclusão Digital - o caso da TV digital e da produção conteúdos

Autores

  • Cosette Castro IBICT

Palavras-chave:

Tecnologias de comunicação e informação. Convergência digital. Inclusão digital.

Resumo

Este artigo busca discutir as possibilidades de inclusão digital a partir dos usos e aplicativos das novas plataformas digitais, abrindo espaço para a convergência tecnológica e para o livre acesso e para a democratização da informação e da comunicação. Neste contexto, são debatidas questões como o uso de diferentes plataformas tecnológicas que permitam a interatividade, a interoperabilidade, a acessibilidade e a multiprogramação a partir do exemplo da TV digital e da educação a distância.

Palavras-chave: Tecnologias de comunicação e informação. Convergência digital. Inclusão digital.

Use of technological plataforms for the digital inclusion – the digital television case and the content production

Abstract

This article wants to debate the possibilities of the digital inclusion starting with the use and application of the new digital platforms, opening space to the technological convergence, to the free access and to the democratization of information and communication. In this context, it is debated questions as a use of different technological platforms that permit the use of interactivity, interoperability, accessibility and the multicasting and using as example of digital television and the long distance.

Keywords: Information and communication technologies. Convergence digital. Digital inclusion.

Biografia do autor

Cosette Castro, IBICT

Doutora em comunicação e jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha. Coordenadora do Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital (Cenrid)/Ibict e docente do programa de Pós-Graduação em TV Digital da Unesp. Coordena o grupo de trabalho sobre Contenidos Digitales da Sociedad de la Información para América Latina y Caribe, representando o Brasil.

Downloads

Publicado

13/04/2009

Como citar

Castro, C. (2009). Uso de Plataformas Tecnológicas para Inclusão Digital - o caso da TV digital e da produção conteúdos. Inclusão Social, 3(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1623

Edição

Seção

Opinion Paper