Acessibilidade virtual: o caso Unisulvirtual

Vanessa de Andrade Manoel, Adriano Sergio da Cunha, Thiago Coelho Soares

Resumo


Este artigo apresenta e analisa de que forma a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) realiza suas atividades com o objetivo de diminuir as distâncias da educação àqueles que necessitam de atendimento especial. Trata-se de um processo inclusivo por meio de ferramentas de ensino aprendizagem que atendam às especificidades de cada estudante aliadas ao ensino a distância, realizadas pelo seu campus virtual (Unisulvirtual). Para a realização desta tarefa, foi criado um programa próprio para este fim, e as atividades nele desenvolvidas estão relatadas neste artigo. Como resultado desta pesquisa, verificou-se o potencial de acessibilidade virtual aplicado na Unisulvirtual.

Palavras-chave
Inclusão social. Necessidades especiais. Ensino a distância. Acessibilidade virtual.

Virtual Accessibility: The Unisulvirtual case

Abstract
This article shows how the Unisul - University of Southern Santa Catarina conducts its activities in order to bridge the gaps in education to those who need special care. This is an inclusive process with regard to teaching and learning tools that address the specifics of each student together with the distance education, conducted by its Virtual Campus (UnisulVirtual). To accomplish this task a program was created specifically for that purpose, whose activities are available at this article. As a result of this research there was the potential for virtual accessibility, applied in UnisulVirtual.

Keywords
Social inclusion. Special needs. Distance education. Virtual accessibility.

Palavras-chave


Inclusão Social, Necessidades Especiais, Ensino à Distância, Acessibilidade Virtual

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Vanessa de Andrade Manoel, Adriano Sergio da Cunha, Thiago Coelho Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.