Modelo de vila-escola sustentável para a Amazônia

Autores

  • Marilene Gomes Sá Ribeiro Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
  • Ruy Alexandre de Sá Ribeiro Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Palavras-chave:

Bambu, Construção verde-sustentável, Telhado verde, Tratamento ecológico de esgoto, Utilização de água da chuva, Vila-escola

Resumo

Para inibir a degradação de reservas florestais, é necessária a conscientização e uma forma de participação das comunidades do entorno dessas. Acredita-se que esse trabalho seria bem mais efetivo com um programa de esclarecimento ecológico realizado em um ambiente onde as pessoas possam aprender praticando. Para isso, sugere-se a criação de um programa de construção sustentável (PCS) para construir vilas-escolas ecológicas no entorno de reservas florestais sujeitas a constantes agressões. Esse é o caso da Reserva Florestal Adolpho Ducke, que hoje se encontra ainda mais vulnerável devido à ampliação da malha urbana de Manaus em sua direção, tornando-se uma Unidade Espacial de Transição, na rota da expansão urbana. Uma área dessa natureza, se não tiver suas fronteiras bem protegidas, pode servir de esconderijo para criminosos e local de desova, o que torna o ambiente indesejável e perigoso. Sugere-se, assim, a implantação de um PCS para erguer vilas-escolas ecológicas no entorno de reservas florestais (nas regiões fronteiriças mais vulneráveis), como modelo de cinturão de proteção, no intuito de preservar a integridade da floresta e, inclusive, dos seus mananciais.


Palavras-chave
Bambu. Construção verde-sustentável. Telhado verde. Tratamento ecológico de esgoto. Utilização de água da chuva. Vila-escola.


Sustainable school-village model for the Amazonian region


Abstract
To inhibit the degradation of the forest reserves it is necessary to stimulate the consciousness and involvement of the surrounding communities. This work would be more effective with a program of ecological consciousness applied within an environment where people can learn by practicing. The ideal would be to establish a program of sustainable construction for building up an ecological school-village surrounding the forest reserve subject to constant devastations, as is the case of Adolpho Ducke Forest Reserve, near Manaus. The large urban forest needs protection and the conclusion is to build ecological school-villages for preservation of the forest and its natural water fountains.


Keywords
Bamboo. School-village. Green building. Green roof. Ecological sewage treatment. Rainwater utilization.

Biografia do autor

Marilene Gomes Sá Ribeiro, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Mestre em Forest & Wood Sciences-Wood Engineering-Interior D. Colorado State University, CSU, Estados Unidos. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Manaus, AM – Brasil.

Ruy Alexandre de Sá Ribeiro, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Pós-Doutor pela Colorado State University, CSU, Estados Unidos. Doutor em Wood Engineering Forest Wood Sciences. Colorado State University, CSU, Estados Unidos. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) - Manaus, AM – Brasil.

Downloads

Publicado

13/12/2013

Como citar

Sá Ribeiro, M. G., & Ribeiro, R. A. de S. (2013). Modelo de vila-escola sustentável para a Amazônia. Inclusão Social, 6(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1744