O petróleo é nosso e o conhecimento também: os 60 anos do desenvolvimento de recursos humanos na Petrobras

Autores

  • Rodrigo Souza Granja Petrobras

Palavras-chave:

Petrobras, Educação corporativa, Desenvolvimento de recursos humanos.

Resumo

Para superar a escassez de mão de obra especializada na indústria de óleo e gás no Brasil, na década de 1950, aPetrobras criou o Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal em 1955, primeiro órgão com a missão de capacitar seusempregados para atuar nas diversas atividades da companhia. Passados 60 anos, a Universidade Petrobras hojecumpre a missão de direcionar o processo de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Petrobras com atuaçãointegrada com as demais áreas, oferecendo orientações e soluções educacionais em todas as áreas da cadeiaprodutiva de óleo, gás e biocombustíveis. Este artigo apresenta alguns dos grandes marcos dessa história e debatea relevância estratégica da educação corporativa para o sucesso de uma companhia global que atua em mercadoaltamente competitivo, onde o conhecimento técnico científico é um dos principais fatores críticos de sucesso.

Biografia do autor

Rodrigo Souza Granja, Petrobras

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(Coppe/UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos daUniversidade Petrobras - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

24/06/2015

Como citar

Granja, R. S. (2015). O petróleo é nosso e o conhecimento também: os 60 anos do desenvolvimento de recursos humanos na Petrobras. Inclusão Social, 7(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1755