Educação corporativa e educação emancipatória: a estratégia de inclusão social das universidades corporativas

Autores

  • Consuelo Sielski Universidade Corporativa dos Correios
  • Eleonora Jorge Ricardo Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (ANITEC)

Palavras-chave:

Educação corporativa, Educação emancipatória, Educação integral, Inclusão social, Trabalhadores.

Resumo

O presente artigo discute a importância da educação corporativa como espaço de inclusão do trabalhador e dedesenvolvimento de sua autonomia, do espírito criador, de sua capacidade de refletir e criticar. Nesse sentido, o textoapresenta a educação emancipatória como uma possibilidade para o trabalhador. Assim, as universidades corporativassão destacadas como estratégicas para que programas educacionais compromissados com a emancipação do trabalhadorsejam empreendidos pelas organizações. São trazidos ao texto as reflexões de Borges, Freire, Morin, Mundim, Ricardo eSilva sobre educação, educação corporativa, educação emancipatória, educação integral, autonomia, pensamento crítico ereflexivo. O estudo pautado em uma análise crítica da educação do trabalhador e das universidades corporativas, baseadonas leituras e práticas cotidianas de seus autores, apresenta o papel social das universidades corporativas, concluindo com anecessidade de expansão das práticas educacionais dessas unidades de aprendizagem para a comunidade, sejam aquelaspróximas às empresas ou mesmo as que necessitam do apoio organizacional. Assim, também, devem ser consideradas asações de inclusão daqueles que ainda não se encontram inseridos no sistema produtivo e vislumbrada a parceria empresauniversidade-escola-trabalhadores.

Biografia do autor

Consuelo Sielski, Universidade Corporativa dos Correios

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, SC – Brasil.Professora de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC – Brasil. Professora da Universidade Corporativa dos Correios - Brasil.

Eleonora Jorge Ricardo, Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (ANITEC)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Presidente daAssociação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (ANITEC). Sub-Reitoria de Graduação- Diretoria de Estágios e Bolsas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ– Brasil. Professora da Faculdade CCAA – Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

24/06/2015

Como citar

Sielski, C., & Ricardo, E. J. (2015). Educação corporativa e educação emancipatória: a estratégia de inclusão social das universidades corporativas. Inclusão Social, 7(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1757