Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis

Autores

  • Elisa Maria Pivetta UFSC/UFSM/UA
  • Ana Margarida Pisco Almeida Universidade de Aveiro
  • Daniela Satomi Saito IFSC/UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht UFPR-UFSC

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, Ambientes virtuais, Acessibilidade, Surdos

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma investigação exploratória sobre as práticas utilizadas no ensino bilíngue de alunos surdos, com o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de construção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível. Estão presentes dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a construção deste ambiente, assim como dados relativos ao potencial que tal solução poderá ter nos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo,o presente artigo pretende ainda identificar os aspetos diferenciadores do ensino bilíngue em Portugal, em comparação com a realidade brasileira, a fim de apresentar um contributo inovador para o desenvolvimento futuro de ambientes de ensino e aprendizagem virtuais mais acessíveis e especificamente ajustados às particularidades das comunidades e culturas dos alunos surdos bilíngues.

Biografia do autor

Elisa Maria Pivetta, UFSC/UFSM/UA

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
Brasil, com período sanduíche em Universidade de Aveiro. Professora da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) - Frederico Westphalen, RS - Brasil.

Ana Margarida Pisco Almeida, Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professora
da Universidade de Aveiro (UA) - Aveiro, Portugal.

Daniela Satomi Saito, IFSC/UFSC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
Brasil. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Palhoça, SC - Brasil.

Vania Ribas Ulbricht, UFPR-UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Professora
da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como citar

Pivetta, E. M., Almeida, A. M. P., Saito, D. S., & Ulbricht, V. R. (2017). Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis. Inclusão Social. Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843