Tecnologias sociais utilizadas na produção de sementes de malva no Estado do Pará

Autores

  • Aldenor da Silva Ferreira Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Arlindo de Oliveira Leão IFIBRAM
  • Karine da Silva Araújo CNPq/CBA

Palavras-chave:

Produção mecanizada de sementes de malva, Ifibram, Tecnologia social

Resumo

Este texto relata a experiência de mecanização da produção de sementes de malva realizadas no nordeste paraense. O método utilizado foi o da pesquisa de campo com observação participante. A experiência teve por objetivo mudar o processo de beneficiamento das sementes feito no pilão de madeira. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais da Amazônia (Ifibram). A primeira máquina adaptada é um modelo B-609 Vencedora Maqtron, acoplada a um motor Honda GX160 a gasolina. Para se chegar a essa adaptação, foram realizadas vários testes com peneiras de diversos diâmetros, e também adaptações na acoplagem dessas peneiras. A partir disso, obtiveram-se resultados significativos que indicaram a possibilidade de mecanização da fase de separação do carrapicho. Longe de ser uma tecnologia sofisticada, tanto a adaptação da primeira, quanto a construção da segunda máquina, que realiza a ventilação e retira as impurezas finais das sementes, foram desenvolvidas com baixo custo de produção. A capacidade de beneficiamento pelo sistema mecânico é de 400 kg/dia. A mecanização foi importante, pois sem a produção de sementes de malva no Estado do Pará, não há produção de fibras no Estado Amazonas, pois este estado não possui campos de produção de sementes.

Biografia do autor

Aldenor da Silva Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – MS – Brasil.

Arlindo de Oliveira Leão, IFIBRAM

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa, MG – Brasil. Secretário Executivo do Instituto de Fomento à Produção de Fibras Vegetais Amazônia (Ifibram) – Brasil.

Karine da Silva Araújo, CNPq/CBA

Mestre em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Brasil. Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

20/12/2017

Como citar

Ferreira, A. da S., Leão, A. de O., & Araújo, K. da S. (2017). Tecnologias sociais utilizadas na produção de sementes de malva no Estado do Pará. Inclusão Social, 7(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1867