Fórum de Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí: protagonismo histórico e social

Autores

  • Rosângela Maria Sobrinho Sousa SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA - Instituto Camillo Filho
  • Ana Lavínia da Fonseca Soares Daniel
  • Laís Rejane Cardoso Cavalcante Lacerda
  • Nágela Maria Carvalho de Sousa

Palavras-chave:

Economia Popular Solidária, Economia Solidária, Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí, Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí

Resumo

Trata-se de abordagem exploratória com o objetivo de analisar a trajetória do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí, Brasil. Para a consecução do proposto, a revisão de literatura contempla o trinômio Economia Solidária, Poder Público e participação social, sem relegar aspectos históricos alusivos ao referido Fórum. Os procedimentos metodológicos per se incorporam pesquisa documental e de campo. A primeira prioriza o acervo da Secretaria Executiva do Fórum; a segunda compreende entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a integrantes do Fórum. Dentre os resultados referentes ao protagonismo do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí, destacam-se o conceito de Economia Solidária; a estrutura organizacional e a dinâmica da instituição; os desafios e avanços vivenciados. Ao final, infere-se que o Fórum representa marco de democracia e de mudanças na sociedade local, uma vez que se caracteriza como a própria participação da sociedade civil em conjunto com o Governo na conquista para a efetivação de políticas públicas, embora ainda haja longo caminho a percorrer, como ocorre com iniciativas desta natureza.

Biografia do autor

Rosângela Maria Sobrinho Sousa, SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA - Instituto Camillo Filho

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) – SP, Brasil. Diretora da Unidade de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania Governo do Estado do Piauí - PI, Brasil.Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

Ana Lavínia da Fonseca Soares Daniel

Graduação em andamento em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho, (ICF), Brasil.

Laís Rejane Cardoso Cavalcante Lacerda

Graduação em Serviço Social do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (ICF), Teresina – Piauí.

Nágela Maria Carvalho de Sousa

Graduação em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (ICF), Teresina – Piauí.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como citar

Sousa, R. M. S., Daniel, A. L. da F. S., Lacerda, L. R. C. C., & de Sousa, N. M. C. (2017). Fórum de Economia Popular Solidária de Teresina – Piauí: protagonismo histórico e social. Inclusão Social. Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1888

Edição

Seção

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí