Integração da piscicultura com a fruticultura fertirrigada em pequenas propriedades rurais do Vale do Jaguari, RS, Brasil

João Serafim Tusi da Silveira, Attus Pereira Moreira, Rodrigo Belmonte da Silva

Resumo


O Vale do Jaguari, considerando a área circunscrita pelo seu Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE, é integrado por nove municípios que fazem parte da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul – MESOSUL, a qual constitui um dos programas de desenvolvimento integrado e sustentável, conduzidos pelo Ministério da Integração Nacional. Um dos mais graves problemas dessa região é o esvaziamento da força de trabalho, especialmente a população adolescente (15-19 anos) que diminuiu a uma taxa de 2% a.a., desde 2000, como consequência da falta de perspectivas regionais de qualificação profissional; de oportunidades de trabalho/empreendimento; e de obtenção de salário/renda. Como resultado do processo de planejamento estratégico da sócio economia regional, sobressai a potencialidade da exploração integrada da piscicultura com a fruticultura fertirrigada, por intermédio do consorciamento de 75 agricultores familiares que sejam proprietários de suas terras e de, pelo menos, 250 jovens. Para isso, propõe-se uma inovadora Tecnologia Social, ainda sem registro no acervo brasileiro com relação ao seu efeito demonstrativo e multiplicativo; ao subsídio e assistência (empurrão inicial) aos agricultores; e à pré-incubação dos negócios. Os maiores impactos esperados traduzir-se-ão nos resultados da qualificação profissional, cujos habilitados passarão a contar com elementos objetivos para abandonar sua predisposição de emigração iminente. Os benefícios ambientais e ecológicos advirão da prática do uso múltiplo da água com mais economia e eficiência, pois a água biofertilizada substituirá em boa parte a adubação química. E, ainda, serão minimizados os prejuízos causados pelas estiagens recorrentes que assolam e empobrecem a região, há vários anos. 


Palavras-chave


Integração rural produtiva; Agricultura familiar; Tecnologia social; Desenvolvimento regional integrado e sustentável

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 João Serafim Tusi da Silveira, Attus Pereira Moreira, Rodrigo Belmonte da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.