Para onde caminha a sustentabilidade dos estados da Amazônia?

Autores

  • Eduardo José Monteiro da Costa Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduaçao em Economia (PPGE).
  • Marta Helenise Maia Amorim Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Palavras-chave:

Amazônia, Sustentabilidade, Barômetro da Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Fomentar o debate sobre a sustentabilidade regional, subsidiando a gestão pública, o setor privado e a comunidade acadêmica no que tange à formulação e implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos estados da Amazônia. Utilizou-se como base de estudo o Barômetro da Sustentabilidade (BS), cuja escolha baseou-se no grau de versatilidade dessa ferramenta. A metodologia empregada para a construção do BS se apresenta como uma das mais versáteis existentes. Em sua composição não existe um número fixo de indicadores e a escolha dos indicadores que serão utilizados ocorre de acordo com a possibilidade de construção de escalas de desempenho, da área de estudo e da disponibilidade de informações. O BS pode ser aplicado desde a escala local até a global, permitindo comparações entre diferentes locais e ao longo de um horizonte temporal determinado. Para os estados da Amazônia, o nível de sustentabilidade foi considerado baixo, sendo sete estados classificados como intermediários e dois estados com níveis próximos do insustentável. Por conseguinte, é fundamental enfatizar que as reflexões deste estudo são indicativos que oferecerão suporte para os gestores na execução de políticas e investimentos públicos. Espera-se contribuir para avanços mais significativos no planejamento e realização de ações rumo ao desenvolvimento sustentável de um novo cenário na Amazônia.

Biografia do autor

Eduardo José Monteiro da Costa, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduaçao em Economia (PPGE).

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. Diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

Marta Helenise Maia Amorim, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Especialista em Gestão Sustentável de Municípios pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Coordenadora de Estudos Ambientais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

Downloads

Publicado

08/11/2017

Como citar

Costa, E. J. M. da, & Amorim, M. H. M. (2017). Para onde caminha a sustentabilidade dos estados da Amazônia?. Inclusão Social, 9(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3886